Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Segunda - 22 de Janeiro de 2018 às 18:58
Por: Redação TA c/ Secom-CBA

    Imprimir


google

As notícias sobre febre amarela veiculadas na mídia em todo país têm levado muitas pessoas a procurar os postos de saúde para tomarem a vacina que imuniza contra a doença. Segundo informações da coordenadora de Programas Estratégicos da Secretaria Municipal de Saúde, Lidiane Siqueira, nos últimos meses a procura pela vacina dobrou nas unidades do Programa Saúde da Família (PSF), da capital mato-grossense.

A coordenadora explica que a pessoa que já recebeu uma dose da vacina em qualquer momento da sua vida não precisa tomar outra, pois já estará imunizada para sempre. Ela alerta que não é recomendado tomar mais do que uma dose, pois pode causar reações adversas, além de não ter nenhum benefício. “A vacina é produzida com vírus da febre amarela vivo, mas atenuado. Receber mais do que uma vacina para esta doença é se expor desnecessariamente, uma vez que os efeitos colaterais dela, como dor de cabeça, febre e mal estar podem ser potencializados”, comenta.

Ela conta que as equipes dos PSF têm feito um trabalho de conscientização com as pessoas que procuram as vacinas de febre amarela. “Quando chega alguém no posto, nós pedimos para olhar o cartão de vacinação. Caso conste que a pessoa já recebeu a vacina, nós explicamos que não é necessário tomar outra. Alguns, por desconhecimento, não ficam satisfeitos com este procedimento, pois acham que não queremos vaciná-los. Por isso é importante que divulguemos ao máximo esta informação”, diz Lidiane.

De acordo com a coordenadora, outro ponto muito importante a ser ressaltado é em relação a quem não deve tomar a vacina. “Devido às reações que pode causar, ainda que não sejam frequentes, a vacina não é indicada para pessoas acima dos 60 anos, a não ser que elas morem ou viajem para regiões com risco de infecção. Também não devem ser vacinados gestantes e bebês com menos de 9 meses, a não ser que haja um grande risco de serem infectados pela doença. “Mas é importante salientar que todos devem ser avaliados por um médico pois ele saberá decidir criteriosamente a necessidade ou não da vacinação”, enfatiza.

Sobre a doença

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, de curta duração e gravidade variável, podendo ser fatal. É causada por um arbovírus transmitido por mosquitos, e tem elevado potencial de disseminação. Os sintomas mais comuns são febre, náuseas, vômitos, dor de cabeça, calafrios, pele e olhos amarelados. Também podem ocorrer sangramentos pelo nariz, gengiva, estômago, intestino e urina.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/34024/visualizar/