Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
GERAL
Sexta - 16 de Fevereiro de 2018 às 17:44
Por: Redação TA c/ Sejudh/MT

    Imprimir


Assessoria

O Centro de Ressocialização de Várzea Grande (CRVG) recebeu a visita de quatro auditores do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE) na tarde de quinta-feira (15.02). Esta é a segunda unidade prisional visitada neste ano. No total, nove dentre as 55 unidades do regime fechado devem compor o relatório que deverá estar pronto até 31 de maio.

Conforme o auditor público externo do TCE, Oziel Martins da Silva, esse levantamento vem sendo realizado desde o ano passado, quando foram visitadas outras duas unidades, Penitenciária Central do Estado (PCE) e Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC). Na semana passada, a Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May. Entre os quesitos analisados pelos auditores estão: tamanho e as condições das celas, capacidade de atendimento, triagem, enfermaria, equipe psicossocial, treinamento dos agentes e servidores.

“Nosso objetivo é aprofundar o trabalho iniciado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) ao verificar a situação de funcionamento dessas unidades, de acordo com a Lei de Execuções Penais (Lei nº 7.210/1984). A proposta é encontrar soluções conjuntamente com o poder executivo para contornar os problemas encontrados, como a superlotação”.

O superintendente penitenciário da região Oeste da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Daniel Rondon, que é responsável por 39 das unidades de Mato Grosso, explica que o trabalho em parceria com o TCE vem colaborar com a equipe e abrir portas de investimentos para investir em melhorias. “Como nosso público é o recuperando é fundamental termos melhor estrutura e servidor capacitado”.

Também devem passar por visitas até o final deste mês as unidades nos seguintes municípios: Poconé, Sinop e Sorriso, Rondonópolis e Cáceres. Na unidade de Várzea Grande, que abriga 237 reeducandos (81 provisórios e 157 condenados) a visita incluiu quatro alas do raio 1 (em reforma), refeitório, enfermaria, salas de aula, consultório odontológico, área administrativa e capela, além da recepção da alimentação.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/34218/visualizar/