Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Quarta - 17 de Fevereiro de 2016 às 11:37
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 O Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Cuiabá recebeu a palestra A Arte da Guerra, ministrada pelo major Carlos Evane Augusto, do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar. O objetivo foi integrar e motivar a equipe que atua nas unidades socioeducativas, reconhecendo sua importância e o seu papel para superar dificuldades no ambiente de trabalho com a efetiva socioeducação.

“Essa palestra de hoje retrata uma entre as várias ações que nós tomamos. Mostramos como é possível superar dificuldades através de estratégias. Nós sofremos por muito tempo com as ações chamadas de novo canganço e vários estados hoje ainda sofrem. Graças ao treinamento e o bom preparo, hoje isso não tem acontecido mais”, explicou o major Evane.

O major destacou que outros estados vêm para Mato Grosso buscar qualificação e entender como foram realizadas as operações de sucesso contra criminosos escondidos em áreas de mata. “O Bope do nosso estado é a única unidade militar do país que forma atiradores de precisão, os snipers. Cabe a esse policial a missão de abater o bandido, com um único tiro e salvar o refém. Não há possibilidade de haver o mínimo erro”, completou.

Durante a palestra, foram exibidos vídeos motivacionais e relatos sobre a experiência na política militar. Defensor do conhecimento como estratégia para lidar com o oponente, o palestrante falou sobre a liderança servidora. “O líder servidor cria condições para que as pessoas possam desenvolver melhor suas habilidades e serem melhor naquilo que fazem”, disse ele.

Na avaliação do servidor João Henrique, educador físico, a palestra foi muito significativa, instruindo como lidar diante de determinadas circunstâncias. “O lema que ele trouxe hoje é isso, de saber qual a nossa missão. De pensar enquanto servidores e pessoas, qual é a nossa motivação, qual nosso interesse, levando a buscar o nosso melhor para fazer o melhor no nosso trabalho”.

Para a superintendente do Socioeducativo, Ana Márcia Cunha, a manhã foi muito produtiva para todos que participaram. “Com a exposição, pudemos perceber que é possível superar as adversidades do dia a dia na vida pessoal e profissional, com a automotivação, prestando o melhor atendimento ao nosso público que são os adolescentes em medida de privação de liberdade”.

Biografia

Antes de entrar no Bope, o major Carlos Evane Augusto também foi guarda municipal. “Entrei na Polícia Miliar em 2002 e aí fiz o Curso de Formação de Oficiais (CFO) em 2004. Como aspirante, me identifiquei muito com o Bope, costumo dizer que é um projeto de vida. Você precisa se preparar e buscar os meios para implementar o seu sonho. Reunindo pessoas em prol de um mesmo objetivo, atuamos em situações de extrema complexidade”. Depois de liderar a equipe tática, o Major Evane hoje é responsável pelos atiradores de precisão, além de operar as negociações em ocorrências com refém, assim como atividades administrativas como escala de serviço, seleção e planejamento estratégico da unidade.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/3429/visualizar/