Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Quarta - 28 de Fevereiro de 2018 às 11:16
Por: Redação TA c/ SES-MT

    Imprimir


Anderson Acendino SES/MT

O Melina Rugby, equipe feminina do esporte em Mato Grosso, aderiu pelo segundo ano consecutivo à campanha permanente do MT Hemocentro em busca de novos doadores de sangue. Na terça-feira (27.02), as atletas doaram sangue e também se cadastraram no banco de doadores de medula óssea.

Presidente do clube, Michel Leplus contou que doar sangue é uma tradição no rugby em todo o País. “Desde a sua fundação, o clube já incluiu como responsabilidade social este ato solidário”.

O Melina Rugby está investindo no fortalecimento da equipe para enfrentar as próximas competições e colocar Mato Grosso mais uma vez em destaque. Nos últimos meses, fez várias contratações de atletas de outros estados e também de outros países.

As gêmeas Anibel Maria Diazz e Anibel Rose Diazz, venezuelanas de 27 anos que chegaram há dois meses em Cuiabá, estavam orgulhosas. “Temos que nos envolver em ações de solidariedade e de companheirismo para salvar vidas. E é isso que estamos fazendo aqui hoje”, afirmou Anibel Maria.

Tainá Amorim Ferreira, que chegou de Recife (PE) em dezembro passado, não escondia a ansiedade antes de entrar na sala de coleta e nem a satisfação de poder se cadastrar no banco de doadores de medula. A atleta, que enfrenta uma rotina puxada de dois treinos diários durante seis dias da semana, também carimbou o selo de doadora.

Natural do Piauí, Gildete dos Santos Araújo, de 27 anos, jogadora de rugby desde 2013, está no Melina há pouco mais de 30 dias. “Nós, atletas, temos que dar exemplo doando ou trazendo uma pessoa para doar”.

Elisabete Rute Rieth está doando pela segunda vez e isto só é possível quando ela consegue atingir o peso mínimo. “Já que é um time doando vida, todos podem vir jogar e vencer”, comparou a atleta.

A diretora do MT Hemocentro, Silvana Salomão, agradeceu a iniciativa da sociedade em colaborar voluntariamente com a causa. “Estamos fazendo um trabalho incansável na captação de doadores e a população está atendendo ao nosso chamado”, pontuou.

O clube

O Melina Rugby foi criado em 2016 na separação do time feminino do Cuiabá Rugby. O clube já venceu os campeonatos mato-grossense e do Centro-Oeste e ficou na 9ª colocação no campeonato nacional.

A modalidade

No rúgbi utiliza-se mais as mãos que os pés, a bola oval é personagem principal na disputa. Enquanto alguns jogadores possuem a função de conduzir a bola, outros estão lá apenas para interceptar seus oponentes.

Existem vários relatos diferentes de sua origem. Um deles seria que o esporte derivou do chamado Harpastum, jogo praticado pelos romanos na antiguidade, como citam alguns autores da época, Ateneu e Galeno. Em seguida na Itália, por volta de 1580, existia o Calcio, que para os celtas era caid, esporte muito similar ao rúgbi.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/34295/visualizar/