Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Quarta - 17 de Fevereiro de 2016 às 09:28
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 Quinze recuperandas da Cadeia Pública Feminina de Tangará da Serra (a 240 km de Cuiabá) participaram de treinamento para produção de raízes, tubérculos e bulbos, ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A direção da unidade buscou a parceria para oferecer mais uma qualificação ao grupo de mulheres, as quais já tiveram a oportunidade de participar de cursos como de corte e costura.

O treinamento foi realizado de 08 a 12 de fevereiro com carga horária de 40 horas. Foram ministradas noções básicas sobre a produção de raízes, tubérculos (batata, inhame e outros) e bulbos (cebola, alho e outros), irrigação, manejo e produção hortifrútis. Os próximos módulos serão ministrados em março (07 a 11) e abril (18 a 22).

As mulheres vão aprender como produzir alimentos nutritivos, baratos, de fácil plantio e que fazem parte do cardápio do brasileiro: tomate, pimentão, pimenta, berinjela e jiló. Já no módulo que finaliza o curso, as recuperandas aprenderão a lidar com o cultivo de plantas medicinais.

Funac

As parcerias são mediadas pela Fundação Nova Chance (Funac), instituição vinculada à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) que tem como objetivo a reinserção social de pessoas que estão em privação de liberdade, além de auxiliá-los na recuperação psicossomática e na assistência familiar.

A missão do órgão é, principalmente, contribuir para a reinserção social de homens, mulheres e adolescentes privados de liberdade, promovendo a ressocialização por meio de educação, profissionalização, trabalho, geração de renda e assistência à família, com servidores qualificados e parceiros corresponsáveis.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/3441/visualizar/