Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Quarta - 14 de Março de 2018 às 15:35
Por: Redação TA c/ Secom-VG

    Imprimir


Com o propósito de ter a participação popular no exercício da cidadania é que a Prefeitura Municipal de Várzea Grande, por meio da Assistência Social promove a Assembleia Cidadã - evento pré-preparatório que antecede a realização do mutirão social 'Prati-Cidade'. Segundo a secretária de Assistência Social, Flávia Omar é imprescindível à participação popular no espaço democrático, a interação na representatividade entre sociedade e o poder público o que fortalece as políticas públicas a serem implementadas na gestão. O evento ocorreu na noite de terça-feira (13), no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) ‘Jonas Pinheiro’, no bairro Manga.

O objetivo dessa assembleia é a idealização do mutirão 'Prati-Cidade' – em sua 8ª edição - que acontecerá no dia 23 de março, no bairro Manga. Dentre as necessidades apresentadas na Assembleia Cidadã se destacaram infraestrutura, segurança e saúde. Participaram Lideranças religiosas e comunitárias que integraram as comunidades que serão beneficiadas pelo mutirão.

“Torna-se fundamental a realização de reuniões que irão transformar os anseios da população em realidade, e, as assembleias transformam os pleitos em políticas sociais executórias. A assembleia cidadã será uma prática constante no nosso governo. Ela vai receber e apreciar proposições vindas da sociedade, e no que for do alcance da administração serão executadas ações e serviços das várias pastas municipais", explicou a secretária Flávia Omar.

De acordo ainda com a secretária de Assistência Social, Flávia Omar nestes espaços participativos são abertos para as comunidades apresentarem suas necessidades básicas conforme a realidade de cada localidade, é possível ampliar e aplicar mais serviços do poder público diretamente nas comunidades. “Hoje estamos em uma noite de trabalho. A prefeita Lucimar Campos nos incumbiu de promover políticas públicas que realmente casam com as necessidades da população. Cada secretaria aqui representa o cuidado e atenção da Administração Pública. O mutirão prevê ampla oferta de serviços que poderão minimizar várias situações encontradas nas áreas de infraestrutura, saúde, educação, lazer, entre outras”, disse a secretária.

Conforme o vice-prefeito e coordenador da ação no Grande Cristo Rei, José Hazama o mutirão oferece uma gama de serviços que já ocorrem rotineiramente em todas as localidades. "É mais um mutirão com vários serviços de saúde, como exame de hipertensão, diabete, mamografia, exame de HIV. Têm vários serviços na área de cidadania, como o Bolsa Família, emissão de certidão de nascimento, casamento e óbito. E nas ruas também muito trabalho. Equipes da Administração Regional do Cristo Rei estão trabalhando, limpando galerias, fazendo capinação, varrição e roçagem, poda de árvore, patrolamento, tapa buracos, entre outras importantes ações de mobilidade urbana. Os serviços de infraestrutura e limpeza pública são feitos diariamente em todos os bairros com as fortes chuvas os trabalhos ficam prejudicados, porém não há interrupção. O mutirão é um trabalho importante que melhora a qualidade das pessoas em um único dia de trabalho e ampla oferta de serviços", explicou.

“Na área de abrangência do mutirão está sendo executado serviços com limpeza de galerias e canais em diversas vias, recapeamento da Avenida Alameda Júlio Müller e também equipes para a execução de serviços de tapa-buraco, que beneficiam diversas vias como exemplo da Avenida Vitorino Monteiro. Para a execução desses serviços a prefeitura disponibilizou caminhões e caçambas basculantes”, esclareceu o vice-prefeito.

O secretário de Viação, Obras e Urbanismo, Luiz Celso de Moraes Oliveira destacou que o 'Prati-cidade', é muito importante porque aproxima a Administração Pública da população. “A atual administração é moderna. A gestão está modificando e revolucionando o aspecto social e econômico de Várzea Grande, e acima de tudo resgatando a confiança da população”, destacou.

Segundo ainda o secretário, Luiz Celso, já na próxima semana haverá uma força tarefa de tapa buracos, patrolamento, encascalhamento, limpeza de boca de lobos e de canais e reforço na sinalização de trânsito, limpeza, iluminação pública e pintura de meio fio.

O secretário de Saúde, Diógenes Marcondes enfatizou que o plano da gestão é tornar o município em uma cidade melhor de se viver, com saúde e qualidade de vida. “Essa integração das secretarias só vai trazer um atendimento humanizado e de qualidade as comunidades periféricas. Os serviços de saúde no dia do mutirão são de medicina preventiva que orienta as pessoas a terem uma qualidade de vida melhor. Este governo prima por uma saúde acessível e de resultados”, enfatizou.

Maria Vicente, 70 anos, moradora do bairro Alameda disse que o bairro sempre foi abandonado pelas gestões anteriores. Já havia perdido a esperança em ver melhorias para localidade. “Estou muito contente com a prefeitura, pois hoje equipes estão aqui no bairro com trabalhos. Acabou o poeirão das ruas. Sinto-me bem em morar aqui”, disse ela sorrindo.

O mutirão só vem ampliar a cobertura dos serviços essenciais para os moradores, disse Floriano Vicente dos Anjos, morador do Vista Alegre, de 45 anos. “Estamos recebendo tapa buracos, troca de lâmpadas, pavimentação asfáltica, encascalhamento das ruas. O mutirão é a certeza de que teremos dias melhores para os bairros. Estamos ansiosos com a idealização do projeto, pois ele vem com uma diversidade de benefícios. O projeto vai mudar a história dessa Região”, frisou ele.

O ‘Prati-Cidade’ leva aos bairros ações de infraestrutura, limpeza urbana, emissão de documentos, assistência jurídica, oficinas de beleza, palestras educativas e de conscientização, serviços de saúde, bem como concursos esportivos, literários, de novos talentos na arte e na cultura, oficinas de beleza, entre tantos outros.

O mutirão será no bairro da Manga, no dia 23 de março, das 8h às 16h. Não só o bairro sede será contemplado com os serviços da Administração Pública, como também os bairros de abrangência que são Vista Alegre, Ponte Nova, Vila Sadia, Alameda e Construmat. A expectativa da organização do evento é que cerca de 5 mil pessoas procurem o mutirão para ter acesso aos serviços assistenciais, administrativos, jurídicos, saúde, entre outros.

O Centro Municipal de Educação Infantil, ‘Jonas Pinheiro’, está localizado no bairro da Manga, na Avenida Gonçalo Botelho de Campos, nº 500, próximo ao campo de futebol.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/34437/visualizar/