Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Quarta - 21 de Março de 2018 às 13:29
Por: Redação TA c/ Secom-CBA

    Imprimir


Gustavo Duarte

O Prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro assinou na amanhã desta quarta-feira (21), a orden de serviço para contratação de quatro cooperativas que que farão a coleta seletiva, processamento e comercialização de resíduos secos recicláveis e reutilizáveis, em áreas previamente estabelecida pelo munícipio de Cuiabá.

O projeto, inédito em gestões municipais, atende a legislação federal e a questões levantadas pelo Ministério Público Estadual e do Trabalho em relação aos Termos de Ajustamentos de Conduta (TAC) e acordos judiciais para a inclusão sócio produtiva dos catadores.

“O catador tem a mesma importância na nossa economia que o empresário.É com a visão de humanização e respeito às pessoas e ao trabalho digno que estamos dando esse significativo passo na implantação da coleta seletiva na Capital, valorizando a realidade dos segmentos que são importantíssimos para Cuiabá, buscando o melhor para cidade que nasci e preparando-a para os próximos anos”, enfatizou o prefeito Emanuel Pinheiro.

As cooperativas formadas exclusivamente por pessoas de baixa renda, reconhecidas pelo poder público como catadores de matérias recicláveis mediante cadastro realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (CADÚnico), atuam com uso de equipamentos compatíveis com as normas técnicas, ambientais e de saúde pública.

“Essa é mais uma promessa de campanha que o nosso prefeito está cumprindo. Este contrato foi exaustivamente discutido junto ao Movimento Nacional dos Catadores desde o ano de 2010 e é inédito entre os municípios que não tem por praxe esse procedimento de inclusão social. Esse debate inclusive já passou por diversos Fóruns de discussões principalmente com o movimento nacional que avaliza o nosso contrato. Esse ato é o inicio de uma política que muda a vida dos trabalhadores das cooperativas de Cuiabá com vários reflexos ao longo dos anos”, ressaltou o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

A coleta seletiva já é realizada em 21 bairros da capital e na próxima semana será lançado no Residencial Paiaguás, com uma ampla mobilização da sociedade e respaldo da Secretaria de Serviços Urbanos.

Os próximos bairros que serão contemplados com o programa de coleta seletiva, serão Duque de Caxias I e II; Condomínio Vila da Serra e Residencial Coxipó.

“Graças ao prefeito e ao nosso secretário esse sonho está se tornado realidade, é um momento histórico para nós e, ao mesmo tempo estaremos absorvendo uma responsabilidade social junto ao município”, disse Wanderley Cavenaghe, coordenador da cooperativa Coopermat.

O rendimento arrecadado pelas cooperativas ficará atrelado a quantidade coletada, a partir desta quinta-feira (22) as equipes começam a realizar o trabalho.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/34542/visualizar/