Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Quarta - 21 de Março de 2018 às 16:26
Por: Redação TA c/ TJ-MT

    Imprimir


Para viabilizar a 11ª edição do projeto Ribeirinho Cidadão 2018, cuja etapa fluvial será realizada entre os dias 2 e 7 de abril, nos municípios de Santo Antônio do Leverger (34 km ao sul de Cuiabá) e Barão de Melgaço (113 km ao sul de Cuiabá), o Poder Judiciário de Mato Grosso fechou parcerias com órgãos públicos e a iniciativa privada.

Mais de 25 instituições estão confirmadas para participar e ajudar na realização da iniciativa, que foi criada para levar serviços essenciais de saúde, justiça e cidadania para a população isolada e desprovida de assistência social e judiciária.

De acordo com Aurineide Mariano Pereira Santos da Silva, assessora da Justiça Comunitária, a participação dessas instituições é fundamental para dar mais força ao projeto. “As parcerias são importantes para auxiliar nossas ações, com esse apoio vamos fazer muito mais”, afirmou.

A biomédica Natália Mariana Guiraldelo Piana, proprietária de um laboratório de análises clínicas em Barão de Melgaço, se dispôs a ajudar e participar do projeto para levar serviços e ações sociais para os cidadãos que moram na região. O laboratório vai realizar exames de tipagem sanguínea e exames de glicose dos idosos que irão fazer as cirurgias oftalmológicas.

“O Projeto Ribeirinho Cidadão sempre chamou minha atenção porque como profissional de Saúde nunca vi meu paciente como uma cifra, mas sim como uma pessoa que precisa de atendimento e desde a minha formação sempre quis estar em uma cidade como Barão de Melgaço, uma cidade carente de serviços, que precisa de saúde e esse é o meu papel aqui. Hoje eu sou uma profissional que se sente extremamente orgulhosa por estar aqui, por estar realizando meu sonho e por estar nesta parceria com o projeto Ribeirinho Cidadão 2018. Eu admiro o trabalho realizado pelo PJMT, porque o princípio do projeto, que também é meu princípio, é auxiliar o próximo, amar o próximo como a si mesmo e ajudar ao outro sem olhar a quem, sempre com o intuito da caridade”, ressaltou a biomédica.

Parceiros – O Governo do Estado colocou à disposição várias secretarias que irão trabalhar na emissão dos mais variados documentos, assim como atendimentos em assistência social e saúde; o governo federal será parceiro por meio da Superintendência Regional do Ministério da Fazenda e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); demais integrantes do sistema de Justiça também atuarão no Ribeirinho, tais como Defensoria Pública, Ministério Público Estadual, Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MT), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), além de parcerias privadas, como laboratórios de análises clínicas, organizações humanitárias, profissionais autônomos, dentre outros.

Programação- A solenidade de abertura do projeto Ribeirinho Cidadão 2018 será realizada no dia 2 de abril na comunidade Praia do Poço, em Santo Antônio do Leverger, às 8h. No dia 4 de abril, o projeto segue rumo ao município de Barão de Melgaço e inicia o trabalho na orla da cidade, a partir de 13h30.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/34552/visualizar/