Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Segunda - 02 de Abril de 2018 às 16:59
Por: Redação TA c/ TJ-MT

    Imprimir


Autoridades de todos os Poderes de Mato Grosso marcaram presença na solenidade de abertura da 11ª edição do projeto Ribeirinho Cidadão, na manhã desta segunda-feira (2), na comunidade Praia do Poço, no município de Santo Antonio do Leverger (34 km ao sul de Cuiabá). Esta primeira etapa, a fluvial, ocorrerá até o dia 7 deste mês e vai abranger também as comunidades do município de Barão de Melgaço (113 km ao sul da Capital). O objetivo da ação é levar diversos atendimentos à população carente e isolada dessas localidades que não têm acesso a serviços de justiça, cidadania e saúde.

A soma de esforços foi a tônica dos discursos durante o evento, que reúne 35 parceiros, entre instituições públicas e privadas, para a concretização do projeto.

Os dias que sucederam a solenidade foram de chuvas que alagaram o único caminho por terra para a Praia do Poço. Com isso todos os participantes puderam ver como é a realidade dessas comunidades que ficam isoladas em épocas de chuva.

A corregedora-Geral da Justiça de Mato Grosso, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, que na oportunidade representou o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rui Ramos Ribeiro, disse que o Ribeirinho Cidadão é um projeto importante porque leva aos cidadãos serviços essenciais para eles, que residem as margens do rio. "A gente vê o que eles passam e essa é a proposta do Ribeirinho, atender os anseios dessas pessoas. Temos que conhecer as dificuldades da população para saber o que podemos fazer. A função dos magistrados é sair do gabinete no sentido de minimizar a crise, ver e sentir o que a população passa buscando soluções práticas e viáveis. Agradeço a todos os parceiros que trabalham por amor ao próximo e que trabalham para resgatar a dignidade dos cidadãos".

Ao aceitar o desafio para coordenar o Ribeirinho Cidadão, o juiz Jorge Luiz Tadeu Rodrigues falou do entusiasmo pelo qual toda equipe foi tomada e destacou todo o esforço dos envolvidos e dos parceiros. "Estamos vivendo um momento de crise, mas é muito gratificante ver que as instituições fizeram esforços, mesmo diante das dificuldades para trazer a dignidade a essas comunidades. A enchente que vimos hoje nos mostrou o que essas pessoas passam. O objetivo aqui é um só: trabalhar e oferecer serviços", enfatizou.

A expectativa para os dias de atendimento é a melhor possível, conforme disse o secretario-chefe da Casa Civil, Max Russi, que representou o governador Pedro Taques na solenidade. "Mato Grosso tem a felicidade de ter um Tribunal de Justiça atuante que faz justiça mas também que se preocupa com as questões sociais", afirmou.

O defensor Público Munir Arfox, que também coordena o Ribeirinho Cidadão falou de honra de participar de mais esta edição. "É um projeto que acolhe as necessidades primordiais e traz facilidade a essas famílias contribuindo sobremaneira com social, cidadania e saúde".

O prefeito de Santo Antônio do Leverger, Valdir Pereira de Castro Filho destacou que este é um projeto grande e com credibilidade que atende a população que fica refém das situações como a cheia do rio. "As pessoas ficam isoladas e por isso é um grande orgulho receber mais uma vez esta ação. Estamos vendo o comprometimento do doutor Jorge que aceitou o desafio ".

Em mais está edição do projeto o Juizado Especial Volante Ambiental (Juvam) está presente e segundo o juiz coordenador, Rodrigo Curvo serão desenvolvidas atividades voltadas para educação ambiental, com o jogo Rebojando, além da distribuição de mudas nativas de árvores e também trabalho que será feito com a colônia de pescadores. "Toda a ação tem foco na conscientização ambiental", ressaltou.

O comandante do Navio de Assistência Hospitalar, capitão-tenente Thiago dos Santos Guimarães disse que na embarcação serão oferecidos atendimentos médicos e odontológicos para os ribeirinhos.

Nesta terça-feira (3 de abril) os atendimentos serão realizados na comunidade de Barranco Alto, também em Santo Antônio do Leverger.

No dia 4 de abril o projeto segue rumo ao município de Barão de Melgaço e inicia o trabalho na orla da cidade, a partir de 13h30.

Parceiros - O Governo do Estado colocou à disposição várias secretarias que trabalham na emissão dos mais variados documentos, assim como atendimentos em assistência social e saúde; o governo federal é parceiro por meio da Superintendência Regional do Ministério da Fazenda e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); demais integrantes do sistema de Justiça também atuarão no Ribeirinho, tais como Defensoria Pública, Ministério Público Estadual, Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MT), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), além de parcerias privadas, como laboratórios de análises clínicas, organizações humanitárias, profissionais autônomos, dentre outros.

Leia mais sobre o assunto:

Reunião alinha ações do projeto Ribeirinho Cidadão

Parcerias concretizam projeto Ribeirinho Cidadão

Ribeirinho Cidadão 2018 é apresentado a presidente

Ribeirinho Cidadão: visita técnica em Barão





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/34711/visualizar/