Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
GERAL
Quarta - 04 de Abril de 2018 às 14:05
Por: Redação TA c/ TRE-MT

    Imprimir


Após o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso divulgar a informação de que o cadastro biométrico não será obrigatório para o exercício do voto nas eleições deste ano, o movimento nos 16 postos da biometria em Cuiabá caiu 70%, o que comprova que o eleitor, mais uma vez, pretende deixar para comparecer nos últimos dias de atendimento. A divulgação aconteceu no último dia 23 de março. Até então, a Justiça Eleitoral atendia uma média de 3 mil eleitores por dia em Cuiabá, movimento que caiu para 927 nesta terça-feira (03/04). Em Várzea Grande a situação é similar. Os postos da biometria instalados no município chegaram a atender 1.300 eleitores em um dia. No último dia 2 de abril foram apenas 516 atendimentos.

A biometria teve início, em Cuiabá e Várzea Grande, no ano de 2015. Em 2017 tornou-se obrigatória, com prazo para encerramento no dia 30 de março deste ano. Mas, até meados de março pouco mais de 50% dos eleitores haviam comparecido, o que levou a Justiça Eleitoral a prorrogar o prazo até o dia 23 de novembro. Diante desta decisão, os eleitores deixaram de comparecer e os postos de atendimento ficaram ociosos.

A questão é que em novembro, a revisão do eleitorado de Cuiabá será realizada do dia 5 ao dia 23, o que representa apenas 13 dias úteis para atender toda a demanda restante de eleitores que ainda não fizeram a biometria. E com um agravante: o atendimento será restrito à Casa da Democracia, em Cuiabá, e às duas centrais de atendimento ao eleitor em Várzea Grande, visto que os 16 postos avançados da biometria instalados nestes dois municípios funcionam atualmente por meio de parcerias com outros órgãos públicos, cujos termos de cooperação se encerram em maio deste ano.

“Por isso é muito importante que o eleitor compareça agora. Os postos de atendimento estão vazios. Este é o momento de fazer o cadastro biométrico. Postos de atendimento vazios significa desperdício de dinheiro público. Há servidores públicos parados ali, aguardando o eleitor. Há gastos com energia elétrica, limpeza e manutenção. Nós ampliamos os postos para melhorar o atendimento ao eleitor. E ampliamos o tempo para garantir que todos sejam atendidos sem filas, com comodidade”, disse o presidente do TRE-MT, desembargador Márcio Vidal.

Ele ressaltou ainda que os eleitores que deixarem para comparecer em novembro poderão encontrar dificuldade para fazer a biometria e, por consequência, poderão ter o título cancelado. “A Justiça Eleitoral está fazendo a sua parte, investindo pesado para que todos sejam bem atendidos. Agora aguardamos o comparecimento dos eleitores”.

A Justiça Eleitoral esclarece que manterá, até o dia 9 de maio, o atendimento nos 16 postos de atendimento. Os horários e locais de atendimento estão listados no link http://www.tre-mt.jus.br/eleitor/biometria . De 9 de maio a 4 de novembro o cadastro eleitoral estará fechado, para a organização das eleições 2018.

Veja os números da biometria em Cuiabá e Várzea Grande

Atualmente Cuiabá, possui 433.747 eleitores. Destes, apenas 65,96% compareceram para a revisão do eleitorado com biometria. Há ainda 34,04% que ainda precisam comparecer para biometria, o que representam um total de 147.654.

Em Várzea Grande, dos 187.027 eleitores, apenas 121.284 compareceram (64,85%). Os 35,15% restantes representam 65.743 eleitores sem o cadastro biométrico. O comparecimento à Justiça Eleitoral para o cadastro biométrico é obrigatório e os eleitores que não atenderem ao chamado terão o título cancelado.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/34739/visualizar/