Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Terça - 16 de Fevereiro de 2016 às 10:36
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 A Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) começa a partir de março deste ano a percorrer os municípios mato-grossenses na “Caravana da Transformação”. O programa capitaneado pelo Governo do Estado visa levar acesso à cidadania e saúde para população em situação de vulnerabilidade social.

Os serviços que serão ofertados pela Setas são: emissão de 2ª via das certidões de nascimento, casamento e óbito, declaração de hipossuficiência necessária para aquisição da 2ª via de documentação, fotos, fotocópias, plastificação de documentos e carteira de pescador amador para idosos. A pasta também irá orientar a população das unidades socioassistenciais, como Centro de Referência Especializada (Crea), sobre dengue, febre chikungunya e zika – enfermidades transmitidas pelo Aedes aegypti.

De acordo com o titular da Setas, Valdiney de Arruda, esses serviços são imprescindíveis para que qualquer cidadão possa ter acesso à cidadania e a programas socioassistenciais como o Bolsa Família (PBF) e ao Cadastro Único (CadÚnico). “O governo disponibiliza uma série de benefícios para famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade, como documentação básica por exemplo, e que chegará com mais facilidade ao cidadão por meio da Caravana da Transformação".

Os serviços da Caravana da Transformação serão fornecidos por meio de equipes de profissionais multidisciplinares. Além das secretarias que compõem o Poder Executivo, também participarão da ação os municípios, os poderes Legislativo e Judiciário, fundações, empresas públicas, entidades sem fins lucrativos e sociedade civil organizada.

Diagnóstico

Com base em indicadores como Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e Sistema Único de Assistência Social (Suas), a Setas consegue identificar e realizar um diagnóstico das famílias mato-grossense que se encontram em situação de vulnerabilidade, o que auxilia na elaboração de políticas públicas voltadas para esse público.

É por meio dessa análise que a Setas identifica a necessidade, por exemplo, de levar palestras sobre “reforço da educação financeira” e “habilidade e produtividade”, realizadas pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine) a jovens e adultos de determinados municípios.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/3475/visualizar/