Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Quarta - 18 de Abril de 2018 às 14:55
Por: Redação TA c/ TJ-MT

    Imprimir


Otmar de Oliveira - Ag_ F5 (71)

A dura realidade das crianças e famílias assistidas na ala pediátrica e oncológica da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá são amenizadas com ações desenvolvidas por diversas pessoas que se sensibilizam e promovem arrecadações de vários produtos que são de extrema necessidade. É o que está fazendo o Programa Bem Viver, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, em parceria com o Grupo Humanizando, que está com campanha de arrecadação de leite em pó, fraldas e outros produtos para as crianças da instituição filantrópica, referência no Estado.

Caixas coletoras foram distribuídas por toda a sede do TJ, Anexo Desembargador António Arruda, Fórum de Cuiabá e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT). O que se pede é o auxílio dos servidores e pessoas que transitam pelas sedes das unidades judiciárias para fazerem doações.

São solicitados produtos como leite infantil da linha Pediasure, o complemento nutricional Sustagem Kids e também leite em pó como Ninho Prebio +1 e +3, além de fraldas descartáveis de todos os tamanhos.

Quem agradece é Denise Rosa Machado, de 19 anos, mãe de Aylan Miguel, de um ano e 11 meses. O pequeno está internado na Santa Casa há sete meses, quando descobriu estar com leucemia. Eles moram no município de Carlinda (a mais de 750 km ao norte da capital) e depois de fazer exames teve que ser transferido para Cuiabá. Atualmente ele está na área de isolamento do setor oncológico e segundo a mãe, toda doação é muito bem vinda. “Eu não tenho ninguém aqui em Cuiabá para me ajudar e não tenho condições para comprar leite e fralda porque não estou trabalhando”, contou.

Residente em Porto Alegre do Norte (1.137 km a noroeste), dona Marinalva Amorim Teixeira está com a filha internada há um mês na Sana Casa. A menina nasceu com microcefalia e recentemente teve pneumonia e também precisou ser transferida para Cuiabá. Ela diz que a filha precisa de cuidados especiais, já que não se locomove sozinha, não fala e precisa de nutrição especial, pois se alimenta por gastrostomia (abertura feita no estômago para facilitar a alimentação). “Essa ajuda das doações é muito importante porque a gente não tem condições”, frisou.

A cuidadora Jéssica Gomes Pereira Lima mora em Cuiabá e está há 26 dias com a filha Regiane de dois anos internada por conta de uma séria pneumonia que gerou derrame pleural nos dois pulmões. Para ela essa campanha do Tribunal de Justiça é muito importante. “Se todo mundo fizer um pouco, se cada um valorizasse o trabalho dos profissionais que estão aqui tenho certeza que a situação seria bem melhor. Só tenho que agradecer a todos que trabalham aqui. Minha filha precisou e recebeu ajuda. É importante doar produtos não só de alimentação, mas outros materiais também e até sangue”, disse.

São casos como estes e tantos outros que por ali passam e que reforçam a necessidade de se promover doações, já que, no caso da ala pediátrica, leite e fralda são produtos de primeira necessidade.

No dia da visita da nossa equipe, o estoque de leite estava razoavelmente bom, porque a Santa Casa está em greve, mas em dias normais, com todos os 62 leitos da pediatria ocupados, esses produtos, principalmente o leite em pó acabam, praticamente de um dia para o outro, daí a importância das doações.

A assessora técnica da Presidência da Santa Casa, Érika de Carvalho disse que a instituição recebe pacientes de todo Estado e é referência em pediatria e cirurgia pediátrica. Ela enalteceu a parceria com o Poder Judiciário. “Essa ajuda é ótima e esperamos que sirva de exemplo para outros órgãos e instituições. Nossas portas estão abertas para todos que quiserem vir conhecer o trabalho realizado aqui e a nossa realidade. Ações como esta vêm em boa hora porque muitas mães chegam do interior sem nada e o leite e fralda são produtos mais caros. As doações não podem parar e nós agradecemos esse apoio”, enfatizou.

Grupo Humanizando – O grupo foi criado há 10 anos em Cuiabá, oriundo da vontade das irmãs Samia e Odete Barros em praticar a caridade. O projeto é voluntário, se sustenta por meio de doações e leva alegria e suporte para as crianças com as arrecadações de roupas, fraldas, leite e suplemento vitamínico.

Os interessados em fazer qualquer tipo de doação diretamente na Santa Casa podem entrar em contato pelo telefone: (65) 3623-5716.

Leia mais sobre o assunto:

Seja solidário, ajude crianças com câncer

Fórum abraça causa das crianças com câncer





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/34994/visualizar/