Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Quarta - 18 de Abril de 2018 às 17:26
Por: Redação TA c/ MPE-MT

    Imprimir


O procurador-geral de Justiça, Mauro Curvo, visitou na manhã desta quarta-feira (18) o Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá, para conhecer a infraestrutura e a logística envolvida no armazenamento e distribuição de medicamentos na Capital. A expectativa é que Cuiabá passe a integrar o Consórcio Intermunicipal de Saúde de Mato Grosso (ConsusMT), desta forma o espaço poderia ser utilizado para armazenar as compras feitas para todos os municípios que fazem parte do ConsusMT. A visita ao centro contou, também, com a presença do presidente do consórcio, o prefeito de Campo Verde Fábio Schroeter. Ambos foram recebidos pelo secretário municipal de Saúde, Huark Douglas Correia.

“Viemos conhecer este que é um dos mais modernos centros de armazenamento e distribuição de medicamentos do país. Estamos fazendo os alinhamentos finais para que o município de Cuiabá venha para o consórcio intermunicipal e que juntos possamos fazer uma licitação de um operador logístico, que atenda as necessidades não só do município de Cuiabá, mas também de todos os outros municípios consorciados, a partir desta estrutura fantástica que já existe aqui. Desta forma todos ganham. Cuiabá, porque divide custos com os outros municípios e o consórcio, porque não precisa gastar para construir um centro de armazenamento, uma vez que Cuiabá já tem esta central moderna e que cumpre todas as exigências da Anvisa”, destacou o procurador-geral de Justiça.

O centro de armazenamento está entre os dez mais modernos do país e está adequado a todas as normas colocadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Ministério da Saúde. Com aproximadamente 3,5 mil metros quadrados de área de armazenamento, o novo espaço possui três sistemas de ar-condicionado central para manter a temperatura ambiente entre 15 e 25 graus.

Desde a sua implantação, em março de 2018, 51 municípios mato-grossenses já aderiram ao consórcio de saúde, abrangendo uma população de 850 mil habitantes. “Com Cuiabá poderemos atingir 1.5 milhão de pessoas, ou seja, quase a metade da população do Estado”.

O secretário municipal de Saúde de Cuiabá, Huark Douglas Correia, destacou que o Executivo vê com bons olhos o consórcio e que o prefeito já enviou a mensagem para a Câmara de Vereadores para a aprovação da lei que incluirá a Capital no consórcio de saúde. O centro atende hoje as 64 unidades básicas de saúde de Cuiabá, além da atenção secundária, que são as policlínicas, UPAS e o Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, além do Hospital São Benedito, que também armazena a medicação no local.

O presidente do consórcio, Fábio Schroeter, elogiou a infraestrutura do centro, destacando que o espaço atenderia perfeitamente o ConsusMT. “Cuiabá está de parabéns por ter esta estrutura. Podemos ver que ela atenderia, com certeza, todo o Estado de Mato Grosso. Eu acredito, se der certo de Cuiabá integrar o consórcio, que este serviço será muito útil. Poderemos otimizar a utilização desta central e a partir daqui fazer a distribuição para todos os municípios do Estado. O recurso é pequeno e a demanda é muito grande. Se nós não tivermos esta percepção e essa boa vontade de nos unirmos, teremos mais dificuldades para manter o abastecimento de medicamentos no Estado. Eu estou acreditando neste projeto e ajudando na sua concepção”.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/35000/visualizar/