Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Segunda - 23 de Abril de 2018 às 15:53
Por: Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


Exemplo de Crédito de Foto

Em busca de novos olhares sobre a arquitetura das cidades, especialistas de diferentes áreas se reúnem na próxima quarta-feira (25) para debater temas relacionados à sustentabilidade em áreas urbanas. O evento será realizado a partir das 8h30 no Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) e trará discussões sobre temas como, meio ambiente em área urbana, sustentabilidade, tecnologia, bioarquitetura e permacultura.

As discussões estão em consonância com os Objetivos Sustentáveis da Organização das Nações Unidas (17 ODS da ONU) que buscam, entre outras coisas, tornar as cidades os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. De acordo com a organização mundial, as cidades no mundo ocupam somente 2% de espaço da Terra, mas usam 60 a 80% do consumo de energia e provocam 75% da emissão de carbono. A rápida urbanização está exercendo pressão sobre a oferta de água potável, de esgoto, do ambiente de vida e saúde pública.

“Quando falamos em conservação ambiental, há dois pontos importantes a serem observados: como o humano se alimenta e onde ele vive. Portanto, a iniciativa de buscar soluções mais sustentáveis para as cidades é louvável”, destaca o secretário de Estado de Meio Ambiente, André Baby, que será um dos palestrantes do evento.

Também irão participar dos debates os arquitetos Guilherme Zerwes e José Afonso Portocarrero. Zerwes trabalha em projetos para compreender e articular meio ambiente, arte e urbanidade. O paulistano desenvolve ações com os projetos Florestas Urbanas e Cirandas Urbanas.

Já Portocarrero possui uma trajetória de destaque e é responsável por projetos como Memorial Rondon e Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS). O Centro é inspirado em aldeias indígenas e conquistou, em Londres, dois troféus de um dos mais respeitados prêmios de construções sustentáveis do mundo, o Breeam Awards 2018. Os dois troféus foram: Melhor Construção Sustentável das três Américas, segundo júri técnico da Building Research Establishment (BRE), instituição inglesa responsável selo Breeam e a premiação Melhor Construção Sustentável entre todas as edificações que concorreram ao prêmio, de acordo com os votos digitais do júri popular de 77 países.

Para o presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil Departamento Mato Grosso (IAB-MT), Carlos Oseko, o objetivo é reunir diferentes olhares sobre um mesmo tema para que os profissionais sejam capazes de trazer novas soluções para as cidades.

O evento é realizado pelo IAB-MT e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Lab Academy, Sebrae Mato Grosso e Associação dos Engenheiros Ambientais de Mato Grosso (AEMT).





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/35040/visualizar/