Ouvidoria da PM passa a funcionar na sede da Corregedoria da instituição
Também está sendo elaborado um plano de capacitação dos policiais que vão trabalhar no atendimento ao cidadão. O corregedor-geral da Polícia Militar, coronel Wilson Batista, explicou que o curso tem como objetivo a ampliação e melhoria da qualidade dos serviços.
A proposta do Corregedor é ampliar de um para cinco o número de policiais registrando e dando encaminhamento às demandas apresentadas pelo cidadão por meio da Ouvidoria.
Nesta semana, o corregedor-geral, coronel Wilson Batista; o coordenador de Atendimento ao Cidadão e Estatística na Corregedoria, tenente-coronel Dalton Luiz de Magalhães, e o ouvidor militar, major Rones Zaina, estiveram reunidos com o secretário-adjunto da Ouvidoria Geral, Christian Moura.
Christian Moura se colocou à disposição da PM para capacitar a nova equipe da Ouvidoria e orientar o projeto de expansão e fortalecimento da participação da sociedade na Ouvidoria da Polícia Militar.
O coronel Wilson Batista disse que dar transparência e conclamar a sociedade a acompanhar e participar das ações de polícia é uma orientação do novo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Gley Alves.
Essa nova visão, diz, não busca o denuncismo, ou seja, queixas infundadas. Portanto, é fundamental que o cidadão reúna o máximo de informações possíveis antes de formalizar a reclamação na Ouvidoria. Esse mesmo cidadão também pode usar esse canal de comunicação para fazer elogios e sugestões, lembra ele.
Na análise do corregedor, fortalecer o sistema de ouvidoria possibilita a aferição do trabalho e a coleta de dados e informações que podem auxiliar a Polícia Militar na tomada de decisões. Também aproxima e fortalece a relação com a comunidade.
Ano passado, a Ouvidoria da PM recebeu 192 denúncias. Dessas, 43 foram encaminhadas para apuração na Corregedoria, das quais 23 já resultaram em procedimentos administrativos investigatórios.
Informe
A Ouvidoria da PM, assim como a dos demais órgãos da administração pública estadual, são divisões integrantes da Ouvidoria-Geral dentro da Controladoria Geral do Estado. Para utilizar esses serviços, seja para reclamar, buscar informações e esclarecer dúvidas o cidadão dispõe, por exemplo, do fale cidadão nos sites da PM, Controladoria e de outros órgãos do Estado.