Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
GERAL
Sexta - 27 de Abril de 2018 às 14:56
Por: Redação TA c/ TJ-MT

    Imprimir


Cem servidores da capital e interior do Estado que fazem parte da equipe da Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, participaram do curso “Capacitação Violência Domestica”, realizada nos dias 26 e 27 de abril na Escola do servidor do Poder Judiciário de Mato Grosso. Representantes do Ministério Público, Segurança Pública – Delegacia Especializada da Mulher, da Criança e do Idoso e do Poder Judiciário, trataram do assunto com os presentes.

Dentre os temas abordados estão à tipologia e formas de violência: violência familiar, violência de gênero, violência doméstica, o fluxo de atendimento nos casos de violência doméstica contra a mulher e procedimento e preparação da fase policial. Os servidores também discutiram sobre a lei 13.641/2018, que tornou crime o descumprimento das medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha. Agora quem descumprir uma medida protetiva, poderá pegar pena de detenção de três meses a dois anos.

O técnico judiciário da Comarca de Tapurah (452 km de Cuiabá), Guilherme Felipe Schultz, 27, afirmou que o curso fará toda a diferença na prestação de serviço e que agora se sente mais preparado para atender o público. “Quando a gestora não está eu atendo as pessoas, e me sentia muito inseguro quando ia tratar de assuntos como a medida protetiva. Não sabia ao certo o que eu poderia falar para o agressor e para a vítima. Agora me sinto seguro, o curso foi bem esclarecedor”.

Quem também elogiou a capacitação foi à gestora da Comarca de Aripuana (947 km de Cuiabá), Analice Kohler de Almeida, 27, que disse que foi uma boa oportunidade para se atualizar. “Essa capacitação está sendo de grande valia. Os assuntos abordados são recorrentes em todas as Comarcas eu sempre lido com esse tipo de situação e foi muito explicativo, viemos de longe em uma viagem cansativa, mas valeu muito a pena, com certeza irei levar o conhecimento adquirido aqui para os meus colegas”.

Para o juiz da Vara Especializada de Violência Domestica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Várzea Grande, Eduardo Calmon, o objetivo do curso é preparar os servidores para o enfrentamento no combate da violência domestica. “O Poder Judiciário tem um papel importante na condução dos processos e na aplicação das medidas protetivas. Eu agradeço a equipe da Escola por contribuir no crescimento pessoal e profissional dos servidores que é o que temos de melhor. Com isso espera-se que o judiciário desempenhe um trabalho muito mais qualificado e de maior presteza a população”.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/35147/visualizar/