Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Sexta - 27 de Abril de 2018 às 16:00
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


GCOM-MT / Rodolfo Perdigão

A massoterapeuta, Edenildes Evangelista, vai contar com mais uma ferramenta de inclusão durante as aulas no Instituto dos Cegos de Mato Grosso (Icemat), que frequenta há 10 anos. Nesta sexta-feira (27.04), o Governo do Estado por meio da Secretaria Adjunta de Promoção as Pessoas com Deficiência da Casa Civil, em parceria com Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), doou uma versão da Bíblia Sagrada escrita em braile ao instituto, que acolhe 250 pessoas com deficiência visual de Cuiabá.

“Sou evangélica há dois anos. As pessoas liam a bíblia para mim e eu tinha que entender o que estavam lendo. Às vezes, era complicado. A bíblia para o deficiente visual é importante porque ele vai ler e entender o que foi lido”, destacou Edenildes, diagnosticada cega ainda recém-nascida.

O material formado por 38 volumes foi entregue durante o Encontro de Pessoas com Deficiência Visual e Auditiva em Cuiabá, realizado no Palácio Paiaguás. A analista de projeto sociais da Sociedade Bíblica do Brasil, Rose Santos, explicou que a ação faz parte do projeto “Acolher a Pessoa com Deficiência Visual” que tem a missão de distribuir a Bíblia Sagrada para todos os povos, inclusive para pessoas com deficiência visual.

“Trabalhamos sempre para que o deficiente visual possa ter acesso a escritura sagrada e ter o seu contexto social reconstruído”, explicou Rose, completando que o mesmo material também foi doado à Associação Mato-Grossense de Cegos, no ano passado.

Além da versão impressa, o deficiente visual também pode ter a Bíblia Sagrada em braile em casa, segundo a assessora. “O deficiente visual que se interessar pelo material pode se cadastrar no nosso site para receber, de forma gratuita, o material em sua casa. É entregue um volume a cada três meses. Até completar a coleção”, disse.

Para a diretora e professora do Icemat, Natalícia Maia Canhete, o material irá fortalecer as atividades do instituto e ajudará na inclusão do deficiente visual. “Temos que divulgar a religião entre as pessoas e os deficientes visuais não pode ficar de fora disso”, destacou Natalícia.

O secretário Adjunto de Promoção as Pessoas com Deficiência, Marcione Mendes de Pinho, disse que a valorização das pessoas com deficiência é uma marca desta gestão. “O governador abriu as portas do Palácio para diversas pessoas e para os deficientes não poderia ser diferente. Trazendo este evento para cá, as pessoas sentem valorizadas e este é o objetivo desta gestão”, disse.

Também participaram do evento os alunos do Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente de Audiocomunicação.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/35153/visualizar/