Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
GERAL
Segunda - 07 de Maio de 2018 às 15:30
Por: Redação TA c/ Secom-CBA

    Imprimir


Gustavo Duarte

A Prefeitura de Cuiabá está trabalhando na construção de mais uma ponte de concreto na zona rural. Após entregar um novo ponto de travessia na Comunidade Ecoville II, o Município está investindo, agora, na realização da benfeitoria para as mais de 150 famílias da Comunidade do Monjolo, localizada no Distrito do Aguaçu. Iniciada no último mês com a etapa de sondagem do solo e fundação, a obra é coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas e tem como prazo de execução o período de 540 dias.

A ação de infraestrutura faz parte do planejamento de manutenção e conservação das estradas vicinais, intensificada pela Prefeitura com a criação dos programas “Bom Caminho” e “Pontes de Concreto”. No Monjolo, os trabalhos seguem em ritmo acelerado e encontram-se, atualmente, na fase de execução da superestrutura. A nova ponte está sendo construída sobre o Ribeirão Forquilha e terá aproximadamente 25 metros de extensão e 4,20 metros de largura, garantindo assim uma trafegabilidade segura para motoristas e demais transeuntes.

“Trabalhar na construção dessas estruturas é um dos principais pontos para que o poder público consiga, com eficiência e qualidade, integrar o campo e a cidade. A minha gestão é uma gestão que se preocupa com a área urbana, mas também cuida da zona rural. Nessas localidades vivem milhares de famílias que dependem da agricultura para sobreviver. Por isso, cabe a nós encontrar meios de oferecer melhores condições para que cada um consiga escoar sua produção. É nesse sentido que estamos desenvolvendo esses programas, recuperando pontes que estavam completamente acabadas, dando mais dignidade para essas famílias”, explica o prefeito Emanuel Pinheiro.

Ao todo, a obra está recebendo o investimento de R$ 521.921,16, divididos entre recursos da Fonte 100 e do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), e conta com 20 trabalhadores atuando diariamente na edificação. Além dessa e da estrutura já finalizada na Ecoville II, estão previstas, até o ano de 2020, as construções de pelo menos outras quatro em localidades diferentes. A previsão é de que, findando o serviço no Aguaçu, a equipe comece a atuar no Rio Paciência (região do Coxipó do Ouro).

“Estamos aplicando todo valor necessário para garantir que ao final tenhamos uma obra com qualidade. É uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro e também fizemos questão de deixar claro em contrato que todas as etapas do serviço devem ser realizadas em conformidade com as normas técnicas da área da construção civil, com materiais de primeira linha, assegurando que a população possa usufruir de uma estrutura definitiva”, comentou o secretário Vanderlúcio Rodrigues.

Outras ações

No intuito de solucionar problemas referentes às travessias existentes sobre rios e córregos da zona urbana e, principalmente, no perímetro rural da Capital, a Prefeitura de Cuiabá deu seguimento, ainda em 2017, a um grande plano de atuação para reforma, substituição e construção de novas estruturas em diversas comunidades. As intervenções nas edificações fazem parte do planejamento de trabalho do Executivo, a fim de promover a melhoria na infraestrutura viária em todas as regiões do município.

Levando em consideração as especificidades de cada comunidade, o corpo de engenharia técnica da Secretaria Obras Públicas conseguiu mapear as demandas mais urgentes e atender de forma efetiva cada uma delas. Dessa forma, de janeiro de 2017 a abril deste ano, foram realizadas 14 reformas em pontes de madeira, a construção de duas novas pontes, sendo uma de madeira e outra de concreto, além da substituição de 12 pontes de madeira por Bueiro Duplo Celular, Bueiro Simples Celular, Bueiro Duplo Tubular, Bueiro Simples Tubular e Bueiro Triplo Tubular.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/35253/visualizar/