Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Quinta - 11 de Fevereiro de 2016 às 15:57
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 O governador Pedro Taques lidera uma comitiva que participará, na próxima semana, do Fórum Global para Inovações na Agricultura - 2016, que este ano será realizado em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A viagem tem o objetivo de atrair novos investimentos e ampliar as vendas de Mato Grosso ao Oriente Médio e faz parte da política de divulgação e promoção do Estado.

 

O mercado árabe tem mostrado apetite por produtos mato-grossenses e com diferencial de demanda em relação às tradicionais commodities. Entre janeiro e novembro de 2015, os valores exportados por Mato Grosso aos Emirados Árabes deram um salto de 140%, na comparação com igual período de 2014. E na pauta estavam feijão, algodão em caroço e carne.

 

No cômputo geral, Mato Grosso aumentou as vendas em 24% para o Oriente Médio, com destaque também para o Irã (25%) e Arábia Saudita (20%), conforme dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt).

 

É para estreitar o relacionamento institucional e comercial com os países árabes que o Governo do Estado e líderes empresariais e de entidades como Fiemt, Famato, Aprosoja, Acrimat, Acrismat e Ampa estão viajando para participar do Fórum Global.

 

Programação

 

Na abertura oficial, o governo apresentará o vídeo que mostra o potencial de Mato Grosso, seguido pelo discurso do governador Pedro Taques. No segundo dia do evento a apresentação será feita pelo secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec) Seneri Paludo. Ainda na programação também constam encontros com representantes de fundos de investimentos e empresários.

 

A missão em Abu Dhabi vai durar três dias (16, 17 e 18 de fevereiro) e além de programações no evento, estão agendadas reuniões com a Câmara de Comércio de Abu Dhabi, Câmara de Comércio Internacional dos Emirados Árabes Unidos, visita à planta BRF e ao escritório da Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

 

“Como parte da política de divulgação e promoção de Mato Grosso o Governo também definiu como estratégico estreitar o relacionamento comercial e institucional com o mercado asiático, que tem a China como maior consumidor de produtos agrícolas do Estado, respondendo por 56% das compras de commodities mato-grossenses. Outro mercado estratégico são os países Andinos, pela proximidade e potencial de consumo com uma população de 180 milhões de habitantes”, afirma o secretário Seneri Paludo. 

 

Mas o Governo também trabalha não apenas para atrair novos investimentos. A atual gestão vem atuando em várias frentes para melhorar o ambiente de negócio no Estado, seja no âmbito tributário, de incentivo fiscal e de infraestrutura,seja para estimular o crescimento das empresas já instaladas em Mato Grosso.

 

“Neste evento deverá estar 70% do PIB mundial representado por diversos países, e Mato Grosso tem aumentado as exportações para o Oriente Médio. Com esse enfoque, é importante o setor industrial estar presente para fortalecer a importância do Estado como grande produtor de matéria-prima e, em consequência disto, sua grande disponibilidade para novos investimentos e desenvolvimento de produtos industriais. Mato Grosso tem um campo imenso para novas indústrias, por isso é necessário apoiar estas ações de articulações e planejamento estratégicos para nosso Estado", afirmou vice-presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel.

 

A comitiva de Mato Grosso será formada pelo governador Pedro Taques, secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Seneri Paludo, assessora de Assuntos Internacionais, Rita Chiletto, secretário do Gabinete de Comunicação, Jean Campos, superintendente da Sedec, Fabiana Furlan, e um membro da Casa Militar.  

Ao todo a comitiva será representada por cerca de 25 pessoas, incluindo  representantes das entidades do setor produtivo e parlamentares do Estado, que irão custear as respectivas viagens.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/3575/visualizar/