Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Domingo - 24 de Junho de 2018 às 06:16
Por: EBC - Rádio Agência Nacional

    Imprimir


Um novo golpe tem afetado usuários do WhatsApp em todo o país. Aproveitando o início do pagamento do PIS/Pasep, que começou na última segunda-feira (18), hackers estão enviando mensagens para roubar dados das pessoas. As vítimas recebem pelo aplicativo dois links alertando sobre a possibilidade de retirada dos benefícios. Assim que a pessoa clica, ela é direcionada a uma página da Caixa Econômica Federal para responder perguntas.

Quando o internauta termina o questionário, ele é induzido a compartilhar a mensagem com 30 amigos ou grupos do WhatsApp. De acordo com os golpistas, é preciso finalizar o processo para ter o benefício.

Para dar mais veracidade a fraude, existe até uma seção de comentários de pessoas que supostamente teriam conseguido sacar o dinheiro das contas. Neste ambiente do golpe, o usuário abre brechas de segurança em seu celular, que pode ser infectado pelos hackers.

O professor de tecnologia da informação e segurança de redes de computadores, Alex Casanã, explica o que ocorre no golpe.

Alex Casanã ainda esclarece, que é importante não clicar em links desconhecidos. Ele complementa que, os bancos não costumam mandar mensagens pedindo informações para os clientes.

Então se você é um dos quase 29 milhões de cotistas que têm direito de sacar dinheiro do PIS/Pasep, saiba que a Caixa Econômica Federal não manda nenhum questionário para ser preenchido. Para saber se tem direito às cotas do PIS, pela Caixa, é necessário acessar o site www.caixa.gov.br/cotaspis. No caso do Banco do Brasil, o endereço é www.bb.com.br/pasep.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/35751/visualizar/