Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Segunda - 23 de Julho de 2018 às 16:08
Por: Foco Cidade

    Imprimir


Dr Marcelo Sandrin, diretor do Hospital Santa Helena
Dr Marcelo Sandrin, diretor do Hospital Santa Helena

O Programa de Ação Social da Unimed Cuiabá (PróUnim) e o Hospital Santa Helena lançaram o projeto Primeiro Berço Sustentável. Inspirada numa experiência de sucesso da Finlândia, que possui uma das menores taxas de mortalidade infantil do mundo, a iniciativa consiste num kit com caixa de papelão, colchão, fraldas de tecido, brinquedo e cartilha.

A caixa, que serve de caminha, oferece mais segurança e acolhimento, um início de vida igual para todos os bebês, independente da classe social, além de poder virar um “baú de lembranças”.

O diretor do Hospital Santa Helena, Marcelo Sandrin, frisou que o Primeiro Berço é uma filosofia de vida. “Todos nós nascemos nus, sem nada, e não precisamos de um berço de ouro. Precisamos de apoio, amor, carinho e dedicação. Este é o significado”, resumiu. O médico aproveitou para reforçar que casos de mortalidade de crianças recém-nascidas são raros, mas podem acontecer, como noticiado esta semana na mídia. Por isso é importante lembrar que os bebês não devem ser colocados na cama com os pais. Sandrin também citou o perfil lúdico do projeto, cuja caixa que servirá de berço um dia se tornará uma “caixa do tesouro”, onde os pais guardarão as lembranças do filho. “A gente espera que a população de Mato Grosso realmente abrace a causa”, finalizou.

O presidente da Unimed Cuiabá, Rubens Carlos de Oliveira Junior, que lembrou durante a solenidade ter feito estágio no hospital Santa Helena durante o curso de Medicina, enalteceu a iniciativa do diretor da instituição, Marcelo Sandrin. “Há cerca de quatro meses ele me procurou e apresentou de forma apaixonada e entusiasmada o projeto e não tivemos dúvida quanto a investir na ideia, que, além de diminuir a mortalidade infantil, promove um começo de vida em igualdade para todos”, contou.

“O doutor Marcelo Sandrim é um expoente inovador na Medicina aqui em Mato Grosso e trouxe para nós essa ideia que encontrou na Finlândia, onde já é habitual. E é com imensa satisfação que nós da Unimed Cuiabá e, em especial, o PróUnim, nos associamos a este grande projeto”, salientou a médica Suzana Palma, diretora de Mercado da Unimed Cuiabá. “O preço de uma vida é incalculável. Não existe preço para isso. A segurança que esse projeto oferece aos lactentes e aos pais é imensa e nós acreditamos nesse projeto. Por isso estamos aqui”, complementou.

O presidente do PróUnim, André Palma, explicou que o Primeiro Berço Sustentável é resultado de um intenso trabalho do programa social da cooperativa. “O projeto vem sendo estruturado há alguns meses e tudo foi feito com muita técnica e muito carinho. A esperança que nós temos é de que se reduza a mortalidade infantil e que incentive o cuidado dos pais com suas crianças recém-chegadas, além da inclusão social, que é muito importante”, disse. Ele também ressaltou o fato de a caixa vir com uma cartilha, produzida pelo PróUnim, com instruções de utilização da caixa e de cuidados com os bebês.

A mamãe Jordana Souza, que teve a Eloá Vitória havia apenas dois dias, recebeu simbolicamente o primeiro kit do Primeiro Berço e gostou da iniciativa. “É bem mais seguro e parece que ela gostou. Estou superfeliz. Vou usar com certeza. Muito obrigado”, agradeceu.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/36021/visualizar/