Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Terça - 21 de Agosto de 2018 às 20:50
Por: Redação TA c/ Sicom-CBA

    Imprimir


Luiz Alves

A Defesa Civil Municipal intensificou o combate aos incêndios na Capital com a formação da Brigada Mista. A força-tarefa é fruto de uma parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso e garante atendimento em quatro frentes instaladas em pontos estratégicos, prontamente aptas para atender as ocorrências. A fim de coibir os focos de queimadas, a Prefeitura de Cuiabá também orienta a população a denunciar as infrações.

A novidade esse ano, com a efetivação de uma Brigada Mista, é o aumento de mais uma equipe, totalizando quatro grupos que realizarão os atendimentos em regiões descentralizadas da Capital.

Cada equipe técnica é composta por caminhões-pipa, motoristas e brigadista, posicionadas nas respectivas bases operacionais nos quartéis do Corpo de Bombeiros no bairro Verdão, na região da Grande CPA, e uma unidade que atende todo o Distrito Industrial de Cuiabá.

Levantamentos da Defesa Civil apontam que nestes dois primeiros meses do período de estiagem, 813 ocorrências foram registradas por meio do telefone 196 do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública - Ciosp. De acordo com o diretor de Proteção e Defesa Civil, Paulo Wolkmer, as maiores ocorrências são em terrenos particulares.

“Estamos no período de estiagem e é fundamental energizar nossos esforços para garantir o combate efetivo de incêndios. Esta união de forças entre os órgãos públicos visa certificar que o atendimento esteja sendo realizado com presteza, coibindo a propagação das chamas, que resultam em danos e consequências muito maiores e ainda mais graves. Para que a saúde da nossa população seja preservada, convocamos também todos os cuiabanos a assumirem a sua responsabilidade, evitando o descarte de restos de cigarros em áreas verdes, bem como queimadas em terrenos baldios ou em acúmulos de lixo. As denúncias junto à Defesa Civil também são cruciais para que o Município atue pontualmente, identificando os pontos afetados e realizando as autuações e devidas punições quando necessário”, afirmou.

Após o período de estiagem, a Defesa Civil Municipal irá divulgar um relatório com a avaliação acerca da eficiência dos trabalhos desenvolvidos, em que serão utilizados indicadores: a qualidade do nível do ar e a análise dos quantitativos de ocorrências registradas e atendidas.

Em casos de incêndio, o munícipe deve comunicar a Brigada Mista por meio do telefone 196. Para efetivar denúncias quanto a focos de queimadas, o contato deve ser feito com a Defesa Civil de Cuiabá, pelo número 3623-9633.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/36306/visualizar/