Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Sexta - 05 de Fevereiro de 2016 às 10:48
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 A Assembleia Legislativa inaugurou o seu novo sistema de protocolo. Com o Sistema de Gestão Integrado, a Casa garante uma tramitação processual totalmente eletrônica, que permitirá agilidade, segurança e transparência no andamento dos processos, que agora poderão ser acompanhados em tempo real.  O programa permite 2,1 bilhões de cadastros processuais e emite avisos automatizados de todos os atos realizados em cada um desses processos.  No lançamento do novo sistema, foi feito o primeiro protocolo totalmente digital na Casa, a entrega oficial do programa, pela empresa OSM. 

“O mais importante para a sociedade é que ela poderá acompanhar, em tempo real, os processos de seu interesse”, destacou o primeiro secretário da AL, deputado Ondanir Bortolini, o Nininho.  Ele afiançou que, além de aperfeiçoar a prestação de serviços e transparência, a atual gestão tem como objetivo, ainda em 2016, realizar a revisão do Regimento Interno, do Plano Estratégico e da Constituição Estadual.

Outro compromisso, disse Nininho, é quanto ao PCCS (Plano de Cargos, Carreiras e Salários) dos servidores. O parlamentar pediu empenho e dedicação aos funcionários “para que a Casa possa cumprir a sua missão e reconquistar a confiança da população” e afiançou que “queremos deixar um legado que vai engrandecer ainda mais a Casa e devolver a confiança e a credibilidade diante da sociedade”.  Para ele, é importante que o servidor de carreira possa estar comprometido a ajudar a Casa a cumprir sua missão e reconquistar credibilidade.

Sobre o sistema de protocolo, o secretário geral, Tscharles  Franciel Tscha, lembrou que agora  “é esquecer o velho caderno de anotações e aderir ao protocolo digital, com rapidez, transparência e agilidade e onde todos poderão acompanhar e saber onde está o processo.  Ele disse ainda que os servidores das secretarias e órgãos da Casa já estão sendo treinados para operar o novo sistema e que até o final de março todos os servidores dos gabinetes que trabalharão com protocolo receberão treinamento.

O diretor de serviços da OMS, Lincoln Felix, informou que o sistema também vai diminuir consideravelmente os retrabalhos na Casa, já que os documentos, uma vez eletrônicos, poderão ter seus processos registrados automaticamente. “Temos condição de garantir que pelo menos 30% dos retrabalhos serão diminuídos, aumentando a segurança e agilidade na tramitação” e diminuindo custos.

Outro aspecto do novo programa é a responsabilidade ambiental, já que dispensa a impressão de papéis ao longo da tramitação dos processos.  

O novo sistema de protocolo é parte dos trabalhos que a Casa está fazendo para se adequar às exigências do Gespública na busca de mobilização da administração na direção da geração de resultados. O objetivo é perseguir a excelência da gestão pública, seguindo o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública), coordenado pelo Ministério do Planejamento.  O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – Gespública existe para apoiar o desenvolvimento e a implantação de soluções que permitam um contínuo aperfeiçoamento dos sistemas de gestão das organizações públicas e de seus impactos junto aos cidadãos.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/3631/visualizar/