Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Terça - 28 de Agosto de 2018 às 05:21
Por: Redação TA c/ Sicom-CBA

    Imprimir


A Prefeitura de Cuiabá está estudando qual a melhor medida a se tomar para minimizar os transtornos aos moradores das chácaras situadas na região do Distrito de Nossa Senhora da Guia. A intervenção do Município no local se faz necessária devido ao fato ocorrido na última semana, em que uma ponte da localidade foi totalmente incendiada. As autoridades de segurança pública já trabalham no caso, com objetivo de tomar as providências cabíveis e resposta ao ato criminoso.

Diante da situação, cabe agora à Prefeitura atuar na execução de uma medida paliativa para a demanda, até que uma nova estrutura definitiva possa ser edificada. Neste momento, o Município trabalha com duas possibilidades: a construção de um desvio - onde os moradores teriam que utilizar como rota o lote de um dos moradores da região – ou também o levantamento de uma passagem provisória, adotando uma limitação para determinados tipos de veículos.

Conforme o cronograma de atividade da Secretaria Municipal de Obras Públicas, a ponte incendiada estava entre as estruturas mapeadas para o recebimento de uma reforma geral, nos próximos meses. De acordo com o levantamento da Pasta, a passagem, construída com madeira, possuía aproximadamente 25 metros de extensão e 12 pranchas danificas, as quais o Município já iria iniciar processo para aquisição.

Paralelo ao serviço paliativo, a Secretaria também está fazendo o levantamento de qual a melhor forma de solucionar, de maneira definitiva, a situação. Como não se trata de um desastre natural, mas sim um dano provocado, a Prefeitura fica impossibilitada de realizar uma contratação emergencial. Dessa forma, para a construção de uma nova estrutura, seja ela de madeira ou concreto, o Município terá que abrir um processo licitatório, o que demanda um prazo maior.

“Nossa equipe que atua na zonal rural já está trabalhando na montagem de um plano para sanar, provisoriamente, essa situação. Estamos estudando essas duas possibilidades e vamos definir, ainda nesta semana, qual a melhor a ser seguida. Infelizmente, esse é um problema que apenas uma nova ponte irá solucionar por completo. No entanto, é um processo que demanda um tempo maior e por isso estamos procurando, ao menos, minimizar essa situação. Sabemos que não é o ideal, mas pedimos a compreensão dos moradores”, explica o secretário municipal de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/36373/visualizar/