Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
GERAL
Terça - 28 de Agosto de 2018 às 13:51
Por: Redação TA c/ TRE-MT

    Imprimir


O aplicativo Pardal versão 2018 entrou nas lojas virtuais Apple Store e Google Play na última quinta-feira e, nesta segunda-feira, a Justiça Eleitoral já recebeu duas denúncias de eleitores de Sinop e Cuiabá. Ambas tratam de irregularidades em propaganda eleitoral. As denúncias enviadas pelos eleitores, por meio do aplicativo Pardal, são encaminhadas diretamente à Procuradoria Regional Eleitoral (Ministério Público Eleitoral).

O aplicativo permite ao eleitor denunciar infrações durante a campanha eleitoral, atuando como fiscal da eleição no combate às irregularidades e à corrupção eleitoral.

Além de denunciar irregularidades na propaganda eleitoral, o Pardal pode servir de mecanismo para denúncias de compra de votos, uso da máquina pública (quando usam estrutura de órgãos públicos para campanha eleitoral) e outros crimes eleitorais.

O eleitor que enviar uma denúncia precisa se identificar com nome e CPF. Contudo, o denunciante pode solicitar que sua identidade seja mantida em sigilo, o que será garantido pela Justiça Eleitoral.

Ao enviar a denúncia, o eleitor deve se certificar que está acrescentando todas as informações possíveis, como descrição detalhada do fato, fotografia, vídeo, áudio, localização exata, candidato envolvido etc.

A nova versão do Pardal traz algumas melhorias, como a possibilidade de registrar denúncias também contra partidos ou coligações e aprimoramentos do sistema de triagem das denúncias.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/36384/visualizar/