Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Sexta - 05 de Fevereiro de 2016 às 08:55
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 O governador Pedro Taques e o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, receberam nesta quinta-feira (04) as demandas dos 141 municípios do Estado em pavimentação urbana, saneamento básico e mobilidade urbana. Divididos pelos 15 consórcios intermunicipais, os prefeitos foram ouvidos e também aproveitaram para protocolar ofícios e assinar convênios e emendas parlamentares.

Na Arena Pantanal foi montada uma estrutura pelo Governo do Estado para que os prefeitos pudessem ser recebidos e apresentassem suas demandas. A iniciativa, segundo o governador foi importante porque a gestão conseguiu avançar em diversos pontos.

Taques destacou que o Estado sabe as necessidades das prefeituras e que precisam muito do auxílio do Ministério das Cidades. O governador disse que durante as tratativas para a vinda do ministro à Cuiabá, Kassab fez questão de receber todos os prefeitos.

O governador também lembrou as peculiaridades dos municípios mato-grossenses, tendo em vista a distância entre eles e as desigualdades econômicas. “Se eu tiver que fazer um pedido ao ministro eu peço, atenda os prefeitos de Mato Grosso, como você já vem fazendo. Atenda porque aqui nós temos homens e mulheres que estão trabalhando pelo progresso do Brasil”, disse o governador.

O chefe do Executivo estadual também pediu ao ministro ajuda para a construção de um grande programa de pavimentação urbana que o Estado pretende fazer. A ideia, segundo o governador, é montar quinze usinas de pavimentação urbana para atender os 15 consórcios existentes no Estado. Kassab já sinalizou positivamente à proposta do governador.

Kassab lembrou do encontro que teve com o vice-governador, Carlos Fávaro. Na oportunidade, Fávaro pediu apoio do ministro para o fortalecimento das ações nos municípios.

“Quando o governador começou as tratativas para que viemos a Mato Grosso ele pediu que tivemos uma atenção maior com os municípios. O pedido dele foi para que endossássemos os pedidos dos municípios, para que com o apoio do Governo do Estado pudéssemos ter uma harmonia nas reivindicações e dar soluções a elas”, disse o ministro.

O ministro lembrou que já foi prefeito e que, por isso, conhece a realidade das prefeituras. Reconheceu que com a crise econômica nacional a maioria das prefeituras estão “quebradas” e por isso dependem das outras esferas de governo.

“Não há saída para o Brasil se não a discussão de um novo pacto federativo que enseja as questões tributárias. Eu quando fui chamado para ser ministro das Cidades, disse a presidente que serei ministro, mas não deixarei de ser municipalista”, afirmou.

Kassab avalia que a reunião foi emblemática por ter representantes das três esferas do Poder Executivo. “Mostra a disposição de um trabalho em conjunto e essa disposição é efetiva”, comentou.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, prefeito Neurilan Fraga, destacou que a reunião desta quinta-feira representa um momento ímpar para a classe política. Reiterou a necessidade do ministério interferir junto à Caixa Econômica Federal nos 54 projetos de pavimentação de 54 municípios mato-grossenses. O total de recursos para o programa é na ordem de R$ 110 milhões.

O governador, o vice-governador e o ministro passaram a tarde toda ouvindo as demandas dos prefeitos e encaminhando soluções aos problemas apresentados, como os convênios que estão parados na pasta.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/3641/visualizar/