Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Quinta - 13 de Setembro de 2018 às 20:26
Por: Redação TA c/ Sicom-CBA

    Imprimir


Davi Valle

A gestão Emanuel Pinheiro avança nos investimentos para uma Saúde cada vez mais humanizada e que atenda a população nas bases. Como prova deste cuidado está o Programa Consultório Itinerante. Criado pela Diretoria de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, em 2016, a equipe da unidade móvel foi intensificada para levar acolhimento integral à população que não tem acesso aos serviços das Unidades de Estratégia da Saúde da Família. Em menos de dois anos da atual administração, a atividade já percorreu mais de 11,5 mil quilômetros e realizou mais de 25 mil atendimentos.

Neste mês de setembro, moradores de sete comunidades, entre rurais e terapêuticas, serão beneficiados pelo programa. Ao todo, serão contempladas as comunidades rurais São Gerônimo, Pequizeiro, Boa Sorte e Coivaras. Esta última está entre as mais distantes sendo 115 quilômetros da zona urbana de Cuiabá. Das terapêuticas (unidades de atendimento e tratamento a dependente químico) ainda será beneficiada a Limiar, uma vez que a Paraíso e Lar Masculino já receberam atendimentos na última semana.

Conforme o enfermeiro e responsável técnico pela unidade móvel, Marcelo Coelho, a equipe, que é composta por um médico generalista, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, um técnico de saúde bucal, um psicólogo, um agente administrativo e um motorista, percorre 14 comunidades, sendo sete rurais e sete terapêuticas com a oferta de atividades inerentes às unidades de Saúde da Atenção Básica.

“Levamos às 14 comunidades contempladas serviços como pré-consultas, consultas, atualização do calendário de vacinação, atendimento odontológico, entrega de kits de higiene bucal, medicamentos, exames laboratoriais entre outros procedimentos comuns às unidades do Programa de Saúde da Família (PSF). Vale ressaltar que o último dia de atendimento sempre é destinado aos exames das pessoas que já foram atendidas. Tão logo fiquem prontos, retornamos para darmos andamento aos atendimentos como seria de praxe se este paciente tivesse sido atendido em unidades de Saúde convencionais”, frisou.

De acordo com o coordenador do programa Consultório Itinerante, Ocelo Domingos, além de levar a humanização dos serviços em Saúde para pessoas que não teriam condições de buscar esse atendimento na zona urbana, o Itinerante também coleta informações sobre a população contemplada, observando suas carências e necessidades para posterior planejamento das ações da Secretaria de Saúde de Cuiabá.

“Além de levarmos a humanização dos serviços em Saúde para pessoas que não teriam condições de recebê-los devido à distância em que está da cidade, o Itinerante estabelece um vínculo entre os profissionais da Saúde e a população. Isso proporciona a troca de informações necessárias para posterior desenvolvimento de ações que contribuam para a democratização do conhecimento do processo saúde/doença e organização dos serviços e da produção social da saúde, visando cada vez mais a melhoria dos atendimentos para a população cuiabana, como preconiza o prefeito Emanuel Pinheiro”, explicou Domingos.

Confira o calendário dos próximos atendimentos do Consultório Itinerante

13/09 - (Atendimento) comunidade rural, São Gerônimo

14/09 - (Coleta) comunidade rural, São Gerônimo

17/09 - (Atendimento) comunidade rural Pequizeiro

18/09 - (Coleta) comunidade rural, Pequizeiro

19/09 – (Atendimento) comunidade rural, Boa sorte

20/09 – (Coleta) comunidade rural Pequizeiro

24/09 – (Coleta) comunidade rural, Boa sorte

25/09 – (Atendimento) comunidade terapêutica, Limiar

26/09 – (Coleta) comunidade terapêutica, Limiar

27/09 - (Atendimento) comunidade rural, Coivaras

28/09 – (Coleta) comunidade rural coivaras

Comunidades já atendidas este mês:

Terapêuticas, Paraíso e Lar Masculino





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/36513/visualizar/