Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
GERAL
Terça - 02 de Outubro de 2018 às 17:31
Por: Redação TA c/ CRC-MT

    Imprimir


Na semana em que acontece o primeiro turno das eleições 2018, cuja participação popular no processo eleitoral vem sendo ampla e direta, Cuiabá recebe na quinta-feira, 04 de outubro, o projeto Abraçando o Controle Social, iniciativa cuja intenção é estimular as pessoas a atuarem como agentes de transformação no país.

Idealizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC); Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon); Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci); e pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), o projeto tem como objetivo conscientizar os profissionais de contabilidade, gestores do controle interno das entidades públicas e sociedade em geral sobre a importância do funcionamento dos mecanismos de controle social em todas as instâncias.

O presidente do CFC, Zulmir Breda, estará em Cuiabá e lembra que depois das descobertas da operação Lava-Jato, ninguém discute ou duvida da necessidade de fortalecimento dos mecanismos de controle no Brasil.

Para o presidente do CRCMT, Manoel Lourenço de Amorim Silva, o controle social exige uma mobilização da sociedade e uma difusão das informações, para que todos possam acompanhar como estão sendo gastos os recursos públicos, e se de forma correta e eficiente.

O lançamento em Cuiabá é uma realização da Abracicon, CFC e CRCMT (Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso), com apoio do Ministério Público do Estado (MPE), Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT); Controladoria Geral da União (CGU), Controladoria Geral da União - Regional MT (CGE-MT).

O evento, no auditório do CRCMT, em Cuiabá, começa às 8h30. O ouvidor Geral da União, Gilberto Waller Junior, faz a palestra “Ouvidoria e controle social”. Na sequência, haverá um talk show sobre instrumentos de controle social, com a participação de representantes do MPE, o procurador geral Mauro Curvo; do TCE, a secretária de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania (SAI), Cassyra Vuolo; da CGU, a coordenadora do Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção à Corrupção, Larissa Alvin; e da CGE, Christian Pizzatto de Moura. A contadora Silvia Mara Leite Cavalcante, conselheira do CFC, será a mediadora.

Nos dias 03 e 05, acontecem as reuniões dos presidentes, diretores e assessores jurídicos dos CRCs das regiões Norte e Centro-Oeste.

As inscrições para o evento de lançamento são gratuitas e podem ser feitas no site http://www.crcmt.org.br/novo/www/Cursos-e-Palestras.html





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/36677/visualizar/