Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
GERAL
Sexta - 26 de Outubro de 2018 às 13:41
Por: Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


Com as inscrições abertas para o vestibular 2019/1, o curso de Medicina do Univag - Centro Universitário de Várzea Grande traz um ensino inovador com um projeto que adota o Problem Based Learning - PBL (Aprendizagem Baseada em Problemas, sigla em inglês).

O PBL é a ferramenta pedagógica principal do curso de Medicina do Univag. A operacionalização dos conteúdos modulares se dá através de problemas relacionados ao processo saúde-doença, com base nas respectivas árvores temáticas.

Trata-se de um método didático centrado na iniciativa do aluno, com 30 anos de experiência em cursos médicos do Canadá, Estados Unidos e Holanda, que nas últimas décadas tem sido adotado por grande um número de escolas médicas no mundo, especialmente na América do Norte.

No PBL, os alunos discutirão casos clínicos semanais nas tutorias e o aprendizado será aprofundado nos laboratórios de habilidades (médicas, de comunicação e informática) e morfofuncional (integração das disciplinas de anatomia, histologia, patologia e imagens), realizados em conjunto com o atendimento da comunidade.

"Nosso projeto pedagógico de Aprendizagem Baseada em Problemas é um modelo em que desde o primeiro semestre os alunos aprendem a ver o problema e buscar soluções", explica o diretor de área Médica do Univag, professor Dr. José Aguilar.

Ao optar por este modelo pedagógico, a graduação de Medicina do Univag dá um passo importante em direção a uma prática atual que tem possibilitado prazer e satisfação aos alunos na tarefa de aprender, solidez cognitiva e melhor desempenho das habilidades necessárias ao bom desempenho profissional.

Com este método inovador de ensino, o Univag espera contribuir para formar um profissional mais adequado ao mercado de trabalho e às expectativas da população.

Principais características da metodologia PBL

·O aluno é responsável por seu aprendizado, o que inclui organização de seu tempo e a busca de oportunidades para aprender;

·O currículo é integrado, integrador e fornece uma linha condutora geral no intuito de facilitar e estimular o aprendizado. Esta linha se traduz nos módulos temáticos do currículo e nos problemas, que deverão ser discutidos e resolvidos nos grupos tutoriais;

·A escola oferece uma grande variedade de oportunidade de aprendizado através de laboratórios, ambulatórios, experiências e estágios hospitalares e comunitários, bibliotecas tradicionais e acesso a meios eletrônicos (Internet);

·O aluno é precocemente avaliado em relação a sua capacidade cognitiva e ao desenvolvimento de habilidades necessárias à profissão;

·O currículo é maleável e pode ser modificado pela experiência;

·O trabalho em grupo e a cooperação interdisciplinar e multiprofissional são estimulados;

·A assistência ao aluno é individualizada, de modo a possibilitar que ele discuta suas dificuldades com profissionais envolvidos com o gerenciamento do currículo e outros, quando necessário.

Vestibular Medicina

As inscrições para o vestibular 2019/1 estão abertas e seguem até o dia 05 de novembro. São 60 vagas para período integral. Os candidatos podem se inscrever no site da Vunesp, www.vunesp.com.br, e do Univag, www.medicinaunivag.com.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 280,00.

A prova do processo seletivo acontecerá no dia 22 de novembro (quinta-feira), das 13h30 às 18h, horário local, no campus do Univag, localizado na Avenida Dom Orlando Chaves, nº 2655, bairro Cristo Rei, em Várzea Grande.

Duas etapas compõem a avaliação: 60 questões de múltipla escolha e redação. O candidato deve estar munido de documento oficial com foto para realizar a prova. As aulas têm previsão de início no dia 18 de fevereiro de 2019.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/36880/visualizar/