Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Domingo - 18 de Novembro de 2018 às 11:36
Por: Redação TA c/ Gcom-MT

    Imprimir


A sede do MT Hemocentro em Cuiabá recebe mensalmente quase 4 mil doadores de sangue que ajudam a salvar vidas no Estado. Além de duas unidades de Cuiabá, Mato Grosso conta ainda com mais 16 postos em municípios do interior, além do ônibus de coleta de sangue, Hemobus.

Segundo a diretora do MT Hemocentro, Silvana Salomão, todos as unidades de coleta no Estado produzem um total de 5 mil bolsas de sangue para testes por mês. “Cada bolsa pode salvar até quatro vidas”, destacou.

Ao chegar em um dos postos do MT Hemocentro, o doador é atendido pela recepcionista que faz o cadastramento, depois passa por uma pré-triagem e em seguida por uma triagem clínica mais rigorosa, que é realizada por uma médica e é essa profissional quem autoriza a doação de sangue.

Após a doação, o doador fica em observação por alguns minutos enquanto toma um lanche, que faz parte do procedimento padrão de doação de sangue.

Para ser um doador, a pessoa precisa ter mais de 18 anos. O voluntário deve apresentar documento com foto e estar em boas condições de saúde. Também é necessário não ter tomado vacina nos últimos 30 dias e ter feito refeição pelo menos duas horas antes da doação.

O material coletado socorre pacientes que precisam de transfusão de sangue em todas as unidades de saúde da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. “O brasileiro é muito solicito, mas quando se fala em doação de sangue muitos mitos rondam o ato. A coleta de sangue é um gesto de amor, um ato voluntário e altruísta. Isto é fazer o bem, sem olhar a quem”, disse Silvana.

A diretora explicou também que além da coleta de sangue convencional, por aférese em que são coletadas plaquetas e hemácias, a sede do MT Hemocentro realiza o atendimento de pacientes diagnosticados com doenças hematológicas. “Temos um ambulatório de hematologia, onde são tratadas todas as doenças relacionadas ao sangue pelos nossos médicos, consultas, medicamentos e exames laboratoriais”, explicou.

Ajudar ao próximo foi o que motivou a estudante de 22 anos, Tassila Luiza, a procurar um dos postos de coleta em Cuiabá para doar sangue pela primeira vez. “O meu conselho para quem ainda não veio doar é vir, porque não dói nada e ainda ajuda a salvar vidas”, disse a jovem.

Em Cuiabá existem duas unidades de coleta: no Pronto-Socorro, situado à Avenida General Vale, 192, com atendimento das 8h às 16h, e na sede, Rua 13 de Junho, 1055, com atendimento de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h30, além do Hemobus.

Benefícios aos doadores

Em Mato Grosso os doadores regulares de sangue têm benefícios exclusivos, como a isenção na taxa de pagamento de concurso público promovidos pelo Governo do Estado, meia-entrada em locais de cultura, esporte e lazer (casa de shows, jogos e cinema, por exemplo).

Além disso, realizam de graça uma série de exames como o teste para HIV, de Doença de Chagas, de Hepatite B e C, de HTLV 1 e 2, de Malária e Fator RH.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/37071/visualizar/