Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Segunda - 01 de Fevereiro de 2016 às 16:39
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 Os primeiros interessados em ganhar uma muda da campanha Plante uma árvore começaram a receber as equipes da Secretaria de Serviços Urbanos nesta segunda-feira (1º). As árvores foram plantadas pelos funcionários da secretaria, que também orientaram os moradores a respeito dos cuidados que cada espécie requer.

Os 100 primeiros cadastrados escolheram mudas de plantas nativas, frutíferas e ornamentais, e terão a árvore plantada em casa, ação que deve ocorrer até o início da próxima semana. O programa permanece no Horto Florestal e todos os moradores que desejarem possuir uma espécie nativa podem retirar as mudas no local.

Cuiabá perdeu muitas árvores nos últimos anos e, com isso, o conforto climático da cidade diminuiu. A intenção com a iniciativa é de que os moradores colaborem para a arborização e embelezamento da capital. Cuiabá tem que voltar a ser a Cidade Verde, destacou o secretário-adjunto de Serviços Urbanos, Ralfrides Macedo.

Segundo ele, a ideia de realizar o plantio na casa dos interessados é para evitar que a muda seja plantada de forma errada e não se desenvolva perfeitamente. “No horto, as pessoas também receberão folders com informações sobre o tratamento das espécies e orientações com um técnico que explicará quais as melhores espécies para cada situação, por exemplo, se o plantio será na calçada ou no quintal, se há rede elétrica próxima”, explicou Ralfrides.

Uma moradora do bairro Santa Rosa foi a primeira a receber mudas de ipês. No entanto, ela não estava em casa no momento da visita e uma das árvores foi plantada na calçada e a outra deixada para que ela fizesse o plantio no quintal.

Já o dono de uma loja de skates na Avenida Marechal Deodoro, Taiguara Luciano de Oliveira, também quis mudas de ipês. A equipe fez o plantio de uma das mudas na calçada e a outra nos fundos da residência.

“Meus pais sempre incentivaram a plantar árvores. Onde eu morava, anteriormente, era bastante arborizado e estranhei muito quando mudei. Vi a campanha e aproveitei a oportunidade para ter algumas árvores em casa”, contou Taiguara, que também pediu para que a equipe plantasse uma muda de caju cultivada por ele.

No Horto Florestal são cultivadas mudas de Ipês amarelo, roxo, branco e rosa, Jacarandás, Patas de Vaca, Sarãs, Chimbuvas, Angicos, Pimenta de Macaco, Aroeiras, Carobinhas, Mutambas, Gonçaleiros, Cajus, Bacupari, Mamão, Limão, Pitombas, entre muitas outras.

As equipes ainda irão entregar mudas nos bairros Santa Amália, Dom Aquino, Jardim Cuiabá, Altos do Parque, Parque Cuiabá, Carumbé, Jardim Imperial, Recanto dos Pássaros, Tijucal, Jardim Colorado, Santa Terezinha, entre outros.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/3744/visualizar/