Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
GERAL
Terça - 05 de Fevereiro de 2019 às 12:33
Por: Redação TA c/ Secom-MT

    Imprimir


Foto: Jana Pessôa | Setas-MT

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), está apoiando a 12ª edição do Ribeirinho Cidadão. O projeto é organizado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e pela Defensoria Pública, com o objetivo de levar serviços essenciais à população mais carente.

A programação é dividida nas etapas fluvial e terrestre e conta, ainda, com os chamados “Dias D”, que é quando, ainda em terra, as instituições envolvidas prestam atendimento às comunidades locais realizando, por exemplo, casamento social. Na etapa fluvial, o Ribeirinho Cidadão ocorre até o dia 14 de fevereiro e, na terrestre, vai do dia 17 até 25 de fevereiro.

No caso da Setasc, serão oferecidos durante todo o trajeto serviços de emissão de segundas vias de certidões de nascimento, casamento, óbito, hipossuficiência, CPF e cópias do CPF; ainda realização de foto 3x4; plastificação de documentos; carteira de trabalho; nesse período, também vai haver uma assistente social, que estará disponível para atendimento ao público em geral.

Durante o lançamento desta edição do projeto, nesta segunda-feira (04), em Santo Antônio do Leverger, a secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, Rosamaria Carvalho, disse que a proposta do Ribeirinho Cidadão atende exatamente os princípios básicos que regem a pasta.

“Nós levamos até a população ribeirinha, que muitas vezes não consegue ou não pode sair de suas rotinas, aquilo que lhe é de direito: serviços essenciais e cidadania. Os nossos serviços, muitas vezes, são o pontapé inicial para que eles possam acessar os demais disponibilizados durante esse período”.

Identidade

Trinta e cinco quilômetros até parece uma distância curta entre Cuiabá e Santo Antônio do Leverger. Mas com dois filhos pequenos - Alicia, 5 anos, e o João, 4, a dona de casa Andreza Moreira Borges aguarda o Ribeirinho Cidadão anualmente. Desta vez, o foco vai ser nos pequenos. “Vim para fazer o RG dos dois, já que Cuiabá fica muito distante e difícil pra gente conseguir ir”.

Além da Setasc, com os serviços citados, são parceiras do Ribeirinho Cidadão as seguintes instituições: Ministério Público, Defesa Civil, Marinha, Receita Federal, prefeituras de Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço, Juscimeira e Poconé, cartorários, Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), Tribunal de Contas do Estado, Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal Regional Eleitoral, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso, Sesc Pantanal e Galvan Escola de Cabelereiros.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/37690/visualizar/