Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
GERAL
Sábado - 09 de Fevereiro de 2019 às 22:08
Por: Redação TA c/ Secom-MT

    Imprimir


Foto: Detran/MT

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) começa na segunda-feira (11.02) a campanha “Volta às aulas em segurança”, para conscientização na prevenção de acidentes, principalmente, envolvendo crianças e adolescentes. A campanha conta com a parceria do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar e da Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá.

De acordo com a gerente de Ações Educativas do Detran, Rosane Polzl, a iniciativa será realizada em duas etapas: na primeira, entre os dias 11 a 15, serão feitas blitze em locais próximos as escolas. Já entre os dias 18 e 22, os agentes do Detran farão palestras em escolas públicas.

“Nosso foco principal é a redução de acidentes envolvendo crianças e adolescentes. Dados do DataSus apontam que Mato Grosso tem índice de 5 mortes a cada 100 mil crianças e adolescentes, entre 0 e 14 anos. E as crianças vítimas de acidentes representam a maior parte quando são ocupantes de automóveis. Isso é preocupante e precisamos reduzir esses índices”, disse Rosane.

Na primeira semana da campanha, o Detran e parceiros irão abordar os pais de alunos de escolas particulares, nos períodos matutino e vespertino. A gerente de Fiscalização de Trânsito, Kerollain Pacheco, explicou que durante a abordagem os agentes atentarão os motoristas e passageiros para o uso do cinto de segurança, utilização de cadeirinha, quando for necessário, parada em fila dupla e conservação do veículo.

“Nosso foco é orientar e conscientizar para as regras de trânsito e, assim, buscar a prevenção de acidentes. Quando um pai para em fila dupla, a criança, ao abrir a porta do carro, pode ser atropelada por uma motocicleta”, exemplificou Kerollain.

No dia 11, a blitz será realizada na Escola Sesi Papa; dia 12, na creche estadual Nasla Joaquim Aschar; dia 13, será a vez do Colégio Maxxi; já no dia 14, no Colégio Salesiano São Gonçalo; e no dia 15, no Colégio Master. Durante toda a semana, os agentes abordarão os motoristas e entregarão panfletos com orientações às 6h30 e às 16h30, nos locais.

“Para a segunda etapa, as palestras, nas semanas seguintes, sugerimos como público alvo os alunos de escolas públicas, pois em geral estes têm maior autonomia em seus deslocamentos diários para escola, representando assim, maior número de pedestres, passageiros de transporte coletivo e ciclistas”, concluiu Rosane Polzl.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/37735/visualizar/