Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
GERAL
Quinta - 21 de Março de 2019 às 17:54
Por: Redação TA c/ MPE-MT

    Imprimir


“A defesa da mulher é importante para a segurança pública do Estado e certamente a Polícia Militar estará ao lado dos demais órgãos que compõe a rede, para que possamos combater esse tipo de violência que é silenciosa, covarde e desvaloriza a imagem de uma sociedade de bem”, afirmou o comandante geral da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso, coronel Jonildo José de Assis, durante a assinatura do Termo de Cooperação Técnica da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Várzea Grande e Nossa Senhora do Livramento, nesta quinta-feira (21 de março). Representantes de diversas entidades participaram do evento organizado pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso e realizado no Centro Universitário de Várzea Grande (Univag).

O delegado-geral da Polícia Judiciária Civil, Mário Dermeval Aravechia de Resende, destacou que, assim como a PM, a PJC tem uma responsabilidade muito grande no combate a esse crime que fere a alma das famílias, e principalmente das mulheres. “É preocupante trabalharmos em um universo de crescente violência contra a mulher, crianças e idosos”, assinalou. Ainda segundo o delegado, a polícia tem atuado fortemente na busca pela melhora no atendimento. “A Delegacia da Mulher em Várzea Grande é muito bem instalada e conta com excelentes profissionais. Fica aqui o nosso compromisso com o combate severo da violência contra a mulher”, afirmou.

Para a defensora pública Maria Luziane Ribeiro, que representou o defensor público-geral Clodoaldo Queiroz nas solenidade, a união em prol da causa da mulher é de extrema relevância. “Infelizmente a violência domestica existe, é real, e independe de nível social, cultural ou de classe. Quando trabalhamos em rede, estamos somando forças. E quanto mais nos unirmos, mais efetivamente conseguiremos proteger as mulheres que precisam. Queremos que esse modelo seja replicado para outros municípios. Porque juntos somos realmente mais fortes e podemos levar uma efetiva proteção às mulheres”, argumentou.

Representando o prefeito municipal de Nossa Senhora do Livramento, Silmar de Souza Gonçalves, o procurador do município Vladimir de Lima Brandão salientou que a violência doméstica “é uma chaga que assola a sociedade brasileira” e que em Livramento não é diferente. “Temos um município imenso, com mais de 5 mil km² de área, onde 70% da população reside na área rural, interiorizada. Por ser uma sociedade eminentemente rural, patriarcal e tradicionalista, acreditamos que possam haver situações de abuso e violência contra as mulheres. Temos campesinas livramentenses interiorizadas que podem estar sofrendo e precisando da nossa rede”, avaliou.

Conforme o reitor do Univag, professor doutor Drauzio Antonio Medeiros, esse é um trabalho interinstitucional, muito amplo e positivo. “Temos o privilégio de cooperar e, na medida do possível, sediar eventos como esse. Quero aproveitar para parabenizar o corpo técnico e acadêmico do Centro Universitário, em particular os cursos de assistência social, psicologia e direito que estão diretamente envolvidos nesse trabalho”, considerou.

A Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Várzea Grande e Nossa Senhora do Livramento está em funcionamento há um ano com objetivo de reduzir os índices de violência doméstica, implantar políticas preventivas e de proteção às vítimas, fomentar relações igualitárias entre os gêneros, e oferecer assistência humanizada e qualificada às mulheres em situação de violência.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/38039/visualizar/