Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
GERAL
Domingo - 31 de Março de 2019 às 20:36
Por: Redação TA c/ Sefaz/MT

    Imprimir


Foto: Sefaz/MT

Cumprindo com um dos principais objetivos do Programa Cidadania Fiscal de Mato Grosso, de inserir a educação fiscal no planejamento escolar, a Secretaria de Fazenda (Sefaz) entregou aos alunos da rede pública materiais de divulgação e jogos educativos sobre o Programa. A visita aconteceu nos dias 27 e 29, nas Escolas Municipais Dom Máximo Biennes e Raquel Ramão da Silva, localizadas no município de Cáceres.

Dentre os materiais entregues estão cartilhas, gibis e passatempos com informações sobre a gestão dos recursos públicos, abordadas com uma linguagem lúdica e acessível à idade dos estudantes. A atividade foi coordenada pela equipe da Gerência Regional Oeste de Atendimento ao Contribuinte (GOAC), da Sefaz.

Os servidores responsáveis pela disseminação do Programa Cidadania Fiscal na região Oeste, Leandro Xavier Ursolino e Anacleto Magalhães, destacaram que o contato com os alunos é um momento importante para disseminação da educação fiscal. De acordo com eles, durante a abordagem são repassadas informações sobre a importância dos tributos e de como eles devem ser usados para melhora a qualidade de vida das pessoas, por meio de serviços públicos eficientes.

Para Sandra Teshima, professora da Escola Municipal Dom Máximo Biennes, o professor tem grande influência sobre as crianças, portanto é dever dele ensinar ética e participação cidadã. Ela destaca, ainda, que tal ação faz com que esses alunos tenham a reflexão crítica da coisa pública garantindo, assim, um futuro promissor para o país.

“Com o material que recebendo podemos disseminar melhor a educação fiscal em linguagem lúdica, para que os alunos possam levar o que aprenderam aos seus pais e responsáveis, pois tem conceitos básicos de tributos, orçamento e controle de gastos públicos”, afirma a professora.

Dando continuidade ao trabalho de disseminação da educação fiscal, a esquipe da Sefaz estará no dia 02 de abril na Escola Municipal Santo Dumont, também localizada em Cáceres.

Programa Cidadania Fiscal

Instituído em 2015, o Programa Cidadania Fiscal de Mato Grosso tem como principais objetivos: inserir a educação fiscal no planejamento escolar; mobilizar e sensibilizar os gestores públicos para a melhoria da transparência do serviço público; sensibilizar os servidores quanto aos princípios básicos da administração pública e sua relação na melhoria da qualidade de vida da sociedade; disseminar dados e informações sobre a transparência na administração pública; incentivar o cidadão a exercer a cidadania fiscal, mediante o controle social do gasto público; além de incentivar o comprometimento do cidadão no processo de planejamento das ações de governo.

Junto com o Programa foi instituído também o Grupo de Educação Fiscal do Estado (GEFE/MT), coordenado pela Secretaria de Fazenda (Sefaz). O Grupo é responsável por desenvolver as ações da Cidadania Fiscal no estado.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/38110/visualizar/