Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Quinta - 28 de Janeiro de 2016 às 14:28
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 As monitoras que atuam no programa Siminina, em Cuiabá, participam ao longo desta semana de uma série de capacitações a fim de orientá-las para o início das atividades oferecidas pelo programa. As capacitações acontecem na Casa dos Conselhos e fazem parte da Semana Pedagógica do Siminina, que termina na sexta-feira (29).

Monitoras, auxiliares e agentes de serviços-gerais participam de palestras, dinâmicas, rodas de conversa e oficinas relacionadas ao trabalho que cada uma terá que executar nas 17 unidades do programa, que é coordenado diretamente pela primeira-dama de Cuiabá, Virginia Mendes, e atende a crianças em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com a coordenadora do Siminina, Rosamaria Carvalho, é de extrema importância a realização das capacitações, para integrar as novas monitoras que, a partir deste ano, passam a compor o quadro de servidores. Além disso, é uma oportunidade de traçar o planejamento que será colocado em prática ao longo do ano.

“Nós precisamos estar sempre estudando, para conseguirmos melhorar cada vez mais. Trazemos diversas palestras com temas relevantes, que vão trazer um conteúdo e acrescentar no aprendizado de todas elas. Isso vai dar oportunidade para que executem um trabalho cada vez melhor”, ressalta a coordenadora.

Dentre os assuntos abordados durante a semana estão "dinâmica e confiança", "identidade e relações raciais", "psicologia e infância", bem como a importância do planejamento, do plano de aula e de se trabalhar com atividades lúdicas e brincadeiras. Tudo é pensado para garantir a melhor formação educacional e moral das crianças atendidas, segundo a coordenadora.

“Nós trabalhamos em busca da excelência. Nós sabemos que isso é muito distante, mas nós temos que continuar caminhando. Então, como entendemos que a educação precisa ser estudada e refletida, nós estamos promovendo essa capacitação para, quando nossas atividades tiverem início, cada uma saiba lidar inclusive com os problemas que aparecem no dia a dia, já que nossa clientela ainda é muito carente”, explica.

As atividades do programa Siminina se iniciam na próxima semana com a oferta de diversas atividades educativas, esportivas e recreativas no contraturno escolar. O  programa atende meninas de 06 a 14 anos e é considerado o maior programa de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes de Mato Grosso.

Para a monitora Vanusa Ferreira, que integrará o quadro de servidores da unidade do Altos da Boa Vista a partir deste ano, poder fazer parte da equipe é uma satisfação - e ter um suporte para auxiliá-la e orientá-la nos cuidados com as crianças é fundamental para um trabalho eficiente. Hoje, a unidade do Altos da Boa Vista já possui 28 meninas matriculadas no programa.

“Faço parte do programa há seis meses e tenho tido muito aprendizado. Tenho certeza de que a partir de agora vou poder levar coisas diferentes às meninas. Muito mais conhecimento, estudo e de uma maneira que elas entendam. Pois com a mesma intensidade que eu aprendi aqui, eu quero que elas absorvam”, finaliza.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/3820/visualizar/