Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Segunda - 15 de Abril de 2019 às 12:10
Por: EXAME.com

    Imprimir


© Divulgação/ Facebook/ Templo de Salomão Edir Macedo: governo Bolsonaro concede passaporte diplomático por 3 anos
© Divulgação/ Facebook/ Templo de Salomão Edir Macedo: governo Bolsonaro concede passaporte diplomático por 3 anos

O Ministério das Relações Exteriores concedeu nesta segunda-feira, 15, passaportes diplomáticos para o líder da Igreja Universal do Reino de Deus e dono da Record TV, Edir Macedo, e sua esposa, Ester Eunice Rangel Bezerra. O documento terá validade por 3 anos.

Segundo a portaria assinada pelo chanceler Ernesto Araújo, o governo Bolsonaro entende que, ao portar passaporte diplomático, “seu titular poderá desempenhar de maneira mais eficiente suas atividades em prol das comunidades brasileiras no exterior”.

Passaporte diplomático© Fornecido por Abril Comunicações S.A. Passaporte diplomático

Passaporte diplomático

Quem tem esse documento recebe privilégios em aeroportos, como fila e atendimento especiais, prioridade em bagagens e, dependendo do país, fica até dispensado da necessidade de visto. Mas, de acordo com o Itamaraty, nem todos os aeroportos do mundo fazem distinção entre os detentores de passaporte diplomático e comum. Em geral, os que detêm passaporte diplomático enfrentam uma fila especial e são submetidos a regras específicas para a concessão de visto. Mas isso não é regra.

Ainda segundo o Ministério das Relações Exteriores, quem tem passaporte diplomático é submetido às mesmas regras dos demais viajantes no que se refere aos tratamentos na Polícia Federal e na Receita Federal. Desde 2011, os que recebem passaporte diplomático têm o nome e o pedido publicados no Diário Oficial da União.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/38238/visualizar/