Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Terça - 23 de Abril de 2019 às 23:34
Por: Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


O deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) reuniu com a Secretária de Saúde de Rondonópolis, Izalba Diva de Albuquerque, na segunda-feira (22), para obter informações sobre os trabalhos desenvolvidos pela gestão municipal que fica em média 217 km de distância de Cuiabá. Um dos assuntos que despertou a atenção do parlamentar foi sobre a entidade pública utilizar cerca de 30% dos recursos próprios para investir na saúde devido o atraso no repasse financeiro, que perdura desde 2013, pelo Governo do Estado de Mato Grosso.

O valor total de atraso do repasse estadual é de aproximadamente R$ 24,8 milhões. Izalba explica que o governo anterior, em 2018, quitou apenas o atraso do repasse do ano de 2017. Ela acrescenta que os recursos dos outros anos foram feitos esporadicamente, não de forma contínua – por atender situações específicas. “O deputado se colocou à disposição e nós temos a necessidade e esperança de receber este recurso. É preciso reformar a rede municipal de saúde e comprar equipamentos novos”, pontua a secretária de saúde.

Diante do exposto, o Delegado Claudinei vai fechar uma agenda junto ao Secretário de Estado de Saúde (SES/MT), Giberto Figueredo, para verificar a previsão para regularizar estes repasses que estão atrasados. “A secretária de saúde informou que além dos repasses atrasados desde 2013 de outras gestões estaduais, também da gestão atual não houve a liberação de recursos. Vamos conversar, formalizar e oficializar este pedido para solucionarmos o quanto antes”, explica o parlamentar.

Cenário – Mesmo sem o repasse financeiro do Governo de Mato Grosso para atender a saúde, Izalda comenta que moradores de cidades vizinhas chegam a buscar os serviços oferecidos em Rondonópolis, ainda mais por ser considerado município pólo da região sul de Mato Grosso.

Ela enfatiza que na gestão do prefeito municipal, Zé Carlos do Pátio (Solidariedade), houve grandes avanços no setor. “Tínhamos antes filas enormes para exames, cirurgias e consultas. Hoje, quando o prefeito assumiu, nós estamos com os exames quase todos zerados. Começamos a fazer cirurgia cardíaca, cateterismo, angioplastia, ressonância e tomografia no município. Conseguimos iniciar as obras dos Programas de Saúde da Família (PSF) e adquirimos 40 veículos. Eu acredito que nós evoluímos muito. É claro que se nós já tivermos este aporte financeiro do Estado, vamos poder fazer mais”, destaca.

Reforma de PSF´s – A população rondonopolitana está sendo beneficiada com 13 obras do Programa de Saúde da Família (PSF) que contará com 15 equipes. Os bairros beneficiados com unidades simples são Jardim Bispo Pedro Casaldáliga, André Maggi, Padre Miguel, Parque das Águas, Verde Teto, Jardim Morumbi, Oasis, Palmeiras, Marechal Rondon e Dom Osório. Já as unidades duplas que contarão com uma estrutura maior e com um número maior de profissionais, serão instaladas nos bairros Matias Neves e Alfredo de Castro.

O deputado ficou impressionado com o trabalho desenvolvido na área da saúde, em Rondonópolis. “Tenho que parabenizar o prefeito e a secretária de saúde que realmente estão fazendo um trabalho diferenciado. A inauguração dos PSF´s que estão em fase de construção, vão praticamente atender em 100% os bairros do município e, quem sabe, estes resultados não garantem mais recursos com o Ministério da Saúde”, salienta Claudinei.

Durante a reunião com o parlamentar, a secretária de saúde abordou sobre a pretensão da gestão municipal realizar a reforma e ampliação de todas as unidades da zona rural e fazer a aquisição de novos móveis e climatizadores. Ela pontuou sobre a Secretaria de Saúde receber quatro novas ambulâncias para atender o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - Samu e uma doação feita pelo Ministério da Saúde, nos próximos dias. Também, acrescentou que está previsto o aumento de 23 para 50 leitos no Hospital Municipal Doutor Antônio Santos Muniz – sendo uma unidade de saúde de pequeno porte e que só realiza internações.

Materiais de Reabilitação – Na manhã desta terça-feira (23), o deputado Delegado Claudinei prestigiou a entrega de 1.200 auxiliares de locomoção (cadeiras de banho e de rodas tetraplégica, andador com articulado com regulagem, banhita média, entre outros) feita pelo prefeito Zé Carlos do Pátio para o Centro de Especialidades em Reabilitação Nilmo Júnior, em Rondonópolis – sendo que essa instituição atende 18 municípios mato-grossense.

“A gente vê a luta diária deste pessoal. São casos de mães com crianças com paralisia cerebral, carregando o filho no colo por não ter cadeira de rodas e até com escoliose e tendo que carregar a criança. Senhoras que não conseguem mais andar e ficam presas em uma cama e que não conseguem um meio de locomoção. Então, para nós é um dia mais que especial e glorioso para mim”, contenta a coordenadora do Centro Nilmo Júnior, Isis Moraes.

Já a secretária de Saúde, Izalda, marcou presença na ação solene e ficou bastante emocionada. “É muito gratificante e emocionante, porque desde 2014 estamos esperando estes materiais. Isso tudo é a promoção da qualidade de vida, cidadania e a garantia para viver”, ressalva.

O Centro existe desde 1993, atende casos de habilitação física e intelectual. As especialidades oferecidas são das áreas de psiquiatria, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, enfermagem, terapia ocupacional e de cirurgiã médica. Um dos municípios beneficiados com os auxiliares de locomoção são Alto Garça, Jaciara, Dom Aquino, Campo Verde, Juscimeira, Pedra Preta e Araguaína.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/38323/visualizar/