Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Quarta - 24 de Abril de 2019 às 21:04
Por: Redação TA c/ Seplag-MT

    Imprimir


Foto: Christiano Antonucci

O oovernador Mauro Mendes e o secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, entregaram nesta quarta-feira (24) ao promotor da 17ª Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística e do Patrimônio Cultural de Cuiabá, Gerson Barbosa, o laudo de vistoria da concessionária Águas Cuiabá que atesta a conclusão das obras de adequação do esgoto do Centro Político Administrativo que era despejado na Lagoa Paiaguás.

Idealizador de um dos principais cartões postais de Cuiabá, Mauro Mendes disse que finalizará a obra que era uma das prioridades de sua gestão. “Sabemos da representatividade do Parque das Águas para a cidade. Desde quando estávamos na prefeitura, cobrávamos para que esse problema fosse resolvido. Hoje temos a satisfação em estar entregando o laudo de vistoria que comprova a finalização dos serviços e que não tem mais esgoto do Centro Político sendo despejado na Lagoa Paiaguás”.

O promotor Gerson Barbosa se mostrou satisfeito com o empenho do governo em corrigir o problema. “O TAC venceu em fevereiro e nossa intenção era executá-lo, mas o secretário Basílio me procurou e me pediu mais 60 dias pra solucionar a questão e antes de vencer o período a entrega está sendo feita. O índice de esgoto por efluente sanitário era muito grande no parque das Águas, mas finalmente este problema foi resolvido e o mérito é todo da atual gestão”.

Por meio da Seplag, o Estado corrigiu em menos de três meses um problema histórico. Ao todo eram 19 prédios localizados no Centro Político, totalizando 41 órgãos e entidades, que despejavam esgoto na lagoa. A Secretaria fez gestão junto aos órgãos públicos federais e entidades de classe e cobrou dos mesmos a solução do problema, além de coordenar as obras de adequação de prédios do Executivo.

Basílio destaca que a atual gestão envidou todos os esforços para resolver a questão e em conjunto com os órgãos e entidades envolvidos, em menos de três meses, resolveu um problema histórico. “É gratificante podermos entregar essa obra. Desde que assumimos recebemos essa missão do governador e colocamos essa regularização como uma das nossas prioridades. Não medimos esforços. E hoje estamos aqui apresentando os resultados”.

Há mais de dois anos a prefeitura municipal e a empresa Águas Cuiabá cobravam do Executivo a regularização do esgoto do Centro Político. Em 2018, após várias tentativas, a prefeitura mandou concretar a tubulação que levava o esgoto até a Lagoa e o Ministério Público chamou todos os envolvidos para que fosse assinado um TAC.

A Águas Cuiabá fez um diagnóstico de todos os órgãos que apresentavam problemas na destinação do esgoto e a partir deste levantamento foram construídos ramais até a rede coletora da concessionária. Agora o esgoto é mandado para a estação de tratamento da empresa. Conforme os imóveis foram se regulamentando, a Águas Cuiabá foi emitindo os laudos de vistoria atestando a ligação dos ramais da rede de esgoto da concessionária.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/38326/visualizar/