Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Terça - 30 de Abril de 2019 às 23:37
Por: Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


Na busca por firmar parceria junto à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) com projeto educativo e preventivo que alerta o cidadão de como proceder durante a compra ou venda de veículos de forma segura, o delegado de polícia adjunto da Delegacia Especializada de Repressão a Roubo e Furtos de Veículos (DERRFVA) da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJC – MT), Arnon Osny Mendes Lucas, reuniu com a presidenta da Casa de Leis, Janaina Riva (MDB), e o deputado estadual Delegado Claudinei (PSL).

Osny conta que a cartilha ainda está em processo de elaboração, mas com a proposta de conteúdo definida em conjunto pelos policiais civis da DERRFVA, sob a sua coordenação e supervisão dos delegados da Unidade, Diego Martiminiano e Marcelo Laet. “A ideia surgiu para intensificar os cuidados pela sociedade. Foi constatado dentro da delegacia um alto índice de crimes de furto e roubos com situações muito semelhantes, por exemplo, quando um cidadão pega uma moto que está à venda e diz que vai dar uma voltinha e desaparece. Se a pessoa que estiver vendendo tiver um pouco de cautela, isso não aconteceria”, comenta.

A iniciativa parte da PJC-MT que orienta e coordena as atividades da Delegacia, explica Arnon, que aponta a necessidade de ainda firmar parcerias para viabilizar a concretização do projeto que será publicado em versão imprensa e digital. “Estamos tentando construir essa cartilha – já levamos ao Detran e, agora, para a Assembleia Legislativa - na pessoa do deputado Delegado Claudinei - para poder levar este formato pronto para a diretoria da PJC”, explica Osny.

“Começamos a analisar os dados na delegacia e verificar muitos registros de ocorrência relativo a estes golpes e fraudes que nós descrevemos na cartilha. Como a gente estava trabalhando muito na repressão e alcançamos as autorias, então decidimos trabalhar no preventivo. Fazer um material de fácil leitura, didático e com uma linguagem acessível e, até mesmo, apontar quais são os cuidados e procurar o Detran para as devidas orientações”, esclarece o delegado da DERRFVA.

O deputado Claudinei considerou a iniciativa bastante interessante por parte da DERRFVA. “Realmente, existem muitas pessoas inocentes que caem nestes golpes e só percebem quando os criminosos já levaram o veículo. Interessante ver que a cartilha é baseada em casos registrados na delegacia. Este material só vem a somar e prevenir a população dos cuidados que deverá tomar durante a venda e compra de um carro”, diz o parlamentar.

A gente viu na pessoa do deputado, um representante do segmento da segurança pública. Então, a gente sabia que precisamos deste apoio. Procuramos o deputado e a presidenta Janaina, estamos na expectativa de elaborar este material e fazer ampla divulgação deste material. Agradecer também o apoio da diretoria da PJC”, salienta Osny.

Algumas das orientações de segurança citadas no conteúdo do material para evitar os prejuízos ou tornar o cidadão uma vítima de fraudes e crimes com a compra e venda de veículos automotores, são referentes os anúncios em redes sociais ou sites especializados da Internet, em que as imagens são copiadas e com valor a baixo do mercado, encontro em locais desérticos onde não haja movimentação de pessoas, vendedor virtual que consiste em montar anúncios falsos por golpistas, entrega de veículos sem receber o devido pagamento e adotar dicas estabelecidas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Detran) – com respeito à documentação e comunicação oficial de venda de veículos.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/38377/visualizar/