Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Segunda - 13 de Maio de 2019 às 23:05
Por: Redação TA c/ AL-MT

    Imprimir


Foto: Helder Faria

A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Mato Grosso realiza visitas técnicas a três unidades de saúde nesta semana. Segundo o presidente da comissão, deputado estadual Paulo Araújo (PP), o objetivo das visitas é verificar in loco as condições físicas das unidades, bem como seus problemas e apontar soluções e estratégias para melhorar o Sistema Público de Saúde.

Nesta terça-feira (14), às 14h, a Comissão de Saúde visitará o Hospital Metropolitano de Várzea Grande. Na quarta-feira (15), às 14h, a unidade vistoriada será o Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac), em Cuiabá, e na sexta-feira (17) os deputados estaduais visitarão unidades de saúde em Água Boa.

A primeira unidade visitada no município será o Hospital Regional de Água Boa, às 14h. Às 15h, os parlamentares seguirão para o Hospital Vale do Araguaia e às 15h30, para a unidade da Pestalozzi. Em seguida, às 16h15, participarão de reunião ampliada na Câmara Municipal para debater a saúde da região.

“Nesta semana a comissão cumprirá uma agenda extensa de reuniões, previstas do cronograma de ações estipulado inicialmente. O Hospital Metropolitano de Várzea Grande é uma grande referência, principalmente na área de Ortopedia, e o Cermac também é uma unidade de referência estadual extremamente importante para o Sistema Único de Saúde”, ressalta Paulo Araújo.

Em relação ao Hospital Regional de Água Boa, o deputado afirma que a intenção da comissão é verificar o modelo de administração da unidade. “Em Água Boa o hospital de referência regional é administrado por um consórcio de saúde e é esse modelo que queremos verificar, porque há um amplo debate na Assembleia Legislativa com relação ao modelo de gestão das unidades hospitalares”, diz.

Paulo Araújo reforça ainda o compromisso da comissão de não se restringir apenas às reuniões ordinárias. “A Comissão de Saúde está literalmente saindo das reuniões ordinárias para realizar ações in loco e atuando de forma propositiva ao SUS”.

O deputado Dr. Eugênio esteve no Hospital Regional em março deste ano, acompanhado do secretário de estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, e destaca a importância da realização da visita técnica.

“A visita da comissão é de fundamental importância para o hospital. Sei de cada necessidade, de cada problema, devido aos anos de trabalhos prestados pelo hospital. Vamos debater, ouvir e tentar fazer o melhor para melhorar a saúde da nossa cidade, pois vários municípios dependem do bom funcionamento do hospital”, disse, referindo-se aos 11 municípios que fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Araguaia (CISMA).

Até o momento a comissão já visitou hospitais nos municípios de Barra do Bugres, Cáceres e Rondonópolis.

A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social é composta pelos deputados Paulo Araújo (presidente), Lúdio Cabral (vice-presidente), Dr. Eugênio, Dr. João e Dr. Gimenez.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/38500/visualizar/