Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Sexta - 07 de Junho de 2019 às 19:31
Por: Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


Foto: Marcos Lopes

Uma economia com pouca ou nenhuma interferência de governos, com incentivo à livre concorrência, onde o próprio mercado irá produzir, fixar preços, controlar a qualidade da produção e, consequentemente, a sobrevivência de empresas e indústrias. Este é apenas um resumo básico do conceito de liberalismo econômico, que tem nos economistas Adam Smith, Ludwig Von Mises e Friedrich Hayek, uns de seus principais expoentes.

E é para discutir este modelo econômico que a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por intermédio do deputado estadual Ulysses Moraes (DC), realizará no próximo dia 18 de junho, às 9h, uma audiência pública, com o tema “Liberdade Econômica para Mato Grosso”, no auditório Deputado Milton Figueiredo, na sede do Legislativo estadual.

Entre os pontos que serão abordados na audiência pública estão as burocracias e os entraves governamentais que influenciam diretamente no funcionamento de empresas em Mato Grosso e todo o país. Recentemente, o Governo Federal lançou uma Medida Provisória para fomentar a liberdade econômica no Brasil. Um dos objetivos de Ulysses Moraes é trazer este debate para o âmbito estadual e como esta medida pode ser aplicada na economia mato-grossense.

“A Medida Provisória representou um grande avanço ao país, mas ainda precisa ser reafirmada nas legislações estaduais e municipais para que consigamos, de fato, fazer com que estes benefícios sejam efetivados em todas as esferas”, afirma Ulysses.

Também será apresentado na ocasião o Destrava MT, um dispositivo que prevê a revogação de várias leis, portarias e resoluções presentes em Mato Grosso em diversos segmentos, que atrapalham as empresas e burocratizam e brecam o desenvolvimento econômico de Mato Grosso.

“O Destrava será um programa aberto para que toda a sociedade possa indicar os gargalos que atrapalham o desenvolvimento do estado. A partir daí, iremos propor alterações e “revogaços” destas legislações, liberando o indivíduo para empreender e gerar riqueza no nosso estado”, explicou.

O encontro terá a participação do fundador do Instituto Millenium e atual presidente do Instituto Mises Brasil, Hélio Beltrão. Ele é membro do conselho de administração da Le Lis Blanc, Metalfrio e sócio-proprietário da Ultrapar, grupo controlador dos Postos Ipiranga, UItragaz, Oxiteno, Ultracarga e Extrafarma.

Também participará da audiência pública o coordenador do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica, Vladimir Maciel. Graduado em economia pela Universidade de São Paulo (USP), o professor possui mestrado e doutorado pela Fundação Getúlio Vargas, além de um estágio doutoral no Massachusetts Institute of Technology (MIT), uma das principais universidades americanas.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/38742/visualizar/