Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Quinta - 18 de Julho de 2019 às 22:32
Por: Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


Presidente do Hospital Santa Helena, Dr. Marcelo Sandrin
Presidente do Hospital Santa Helena, Dr. Marcelo Sandrin

O projeto Primeiro Berço Sustentável - Caixa do Tesouro, lançado pelo Hospital Beneficente Santa Helena (HBSH) em parceria com o PróUnim (programa social da Unimed Cuiabá), completou um ano nesta quarta-feira (17/07). Com objetivo de promover a diminuição da Síndrome da Morte Súbita Infantil (SMSI), o Projeto visa entregar às mães que recebem alta, um kit com uma caixa feita de papelão, forrada com um colchão próprio. As mães recebem ainda alguns itens de primeira necessidade como lençol, toalha, sabonete, cueiro, fralda de pano, brinquedo e uma caixa de lenço umedecido.

Criado em 1930 na Finlândia, inicialmente apenas para famílias pobres, o berço se popularizou entre todas as classes por sua utilidade: não permite que a criança se mova enquanto dorme.

O HBSH já entregou mais de 8500 berços em um ano de lançamento e a expectativa é que este número dobre, já que a parceria do projeto foi renovada.

O presidente do Hospital, Dr. Marcelo Sandrin, agradeceu aos parceiros: “Hoje comemoramos um ano de efetivo serviço à comunidade. A gente não tem como agradecer à vocês, à Unimed, pelo apoio, o estímulo, o patrocínio e o coração”. Segundo ele, o kit reduz meio por cento de acidentes fatais.

O Hospital possui ainda uma das maiores maternidades da capital. Segundo pesquisa realizada em 2014 pelo jornal americano Pediatrics, 55% dos bebês dormem em situações que favorecem a morte súbita. "A caixa berço funciona como uma barreira mecânica que impede o bebê de virar-se e ficar de bruços, posição agravante para a SMSI. Dormir na mesma cama com os pais também pode provocar o sufocamento do bebê. Com a caixa, o recém-nascido pode aproveitar com segurança o sono ao lado da mãe", completou Sandrin.

Para comemorar a data, os pacientes do hospital receberam uma cartilha com explicações de funcionamento do projeto e todas as mães com alta levaram para casa o Kit Primeiro Berço.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/39076/visualizar/