Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Sexta - 18 de Outubro de 2019 às 22:00
Por: Redação TA c/ SES-MT

    Imprimir


Foto: Participantes do Evento

Apoiado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), o programa Telessaúde de Mato Grosso conquistou o Prêmio Excelência em Competitividade, na categoria Destaque Boas Práticas. Organizado pelo CLP Liderança Pública, o evento de premiação ocorreu nesta sexta-feira (18.10), na Bolsa de Valores, em São Paulo.

Assim como o Telessaúde, também receberam o prêmio os projetos Paraíba Unida pela Paz (PB) e CRIA – Criança Alagoana (AL). Os trabalhos foram selecionados a partir dos critérios estabelecidos pelo CLP, que avaliou o potencial de institucionalização ou legado; equidade, replicabilidade e escalabilidade; inovação; competitividade, momento do país e resultados.

“É a segunda vez, apenas neste ano, que o Telessaúde de Mato Grosso é premiado e tem a sua brilhante atuação reconhecida. O reconhecimento do programa em âmbito nacional e mundial se deve graças ao comprometimento do seleto time de Teleconsultores e ao êxito das parcerias institucionais entre a Secretaria Estadual de Saúde, a UFMT e o Hospital Universitário Júlio Müller”, declarou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Por meio do Núcleo do Telessaúde, a SES-MT registrou, em 2018, um total de 549.250 atendimentos entre os serviços de teleconsultorias, eletrocardiogramas, exames de tele-estomatologia, exames de teledermatologia, módulos de tele-educação e acessos ao canal Tele Educa. De acordo com a coordenadoria do Núcleo do Telessaúde, esses resultados evidenciam a contenção de 53% dos encaminhamentos de pacientes para a capital do estado e o alcance de 93% de satisfação com as respostas da teleconsultoria.

“Nos sentimos, enquanto Telessaúde, lisonjeados com o prêmio. Sabemos que isso é resultado do trabalho e do esforço dedicado desde as pessoas mais simples até os médicos especialistas e enfermeiros que respondem as teleconsultorias. As palavras chaves dessa premiação são gratidão e parceria, sem essas duas coisas não seria possível a gente estar onde chegamos”, comemora o coordenador do Núcleo Técnico Científico do Telessaúde-MT, Fábio José da Silva.

Esse é o segundo prêmio que o Telessaúde recebe neste ano. O primeiro ocorreu no mês de abril, quando o programa mato-grossense conquistou o prêmio ‘WSIS Prizes 2019’, na categoria ‘E-Health’. A premiação aconteceu em Genebra, na Suíça, e dedicou ao programa estadual a única indicação brasileira da competição.

O Telessaúde

O Núcleo Técnico Científico Telessaúde de Mato Grosso existe por meio de um convênio entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e o Ministério da Saúde. O funcionamento do setor é realizado por meio do Termo de Cooperação Técnica, firmado entre o Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM) e a SES-MT. A instalação física do Núcleo é no HUJM, na Unidade e-Saúde/Gerência de Ensino e Pesquisa, e suas atividades estão integradas às atividades do Núcleo da Rede Universitária de Telemedicina.

“O Telessaúde é um dos principais casos de sucesso da parceria entre o Hospital Universitário Júlio Müller e a SES, assegurando um processo formativo de qualidade para todas as regiões de Mato Grosso, com a maior cobertura e abrangência na área de Telemedicina. Para consolidar ainda mais essa qualidade e busca pela excelência, a unidade e-Saúde está em processo de ampliação estrutural”, explica a teleconsultora do programa no HUJM, Sílvia Missora Karakawa.

Desde o início de suas atividades, o núcleo ampliou significativamente o número de solicitações de teleconsultorias, implantou o telediagnóstico em eletrocardiograma, dermatologia e estomatologia, expandiu o número de municípios com adesão ao telediagnóstico, ampliou a equipe de teleconsultores, as atividades de tele-educação e manteve a parceria com a FAEN/UFMT por meio do Projeto de Extensão.

A equipe é composta de 58 profissionais entre médicos, enfermeiros, cirurgião-dentista, farmacêutico, nutricionista, técnico em tecnologia da informação, biólogo, psicólogo, fisioterapeuta e fonoaudiólogo – sendo todos profissionais da SES-MT, da UFMT/HUJM ou voluntários que se dispõem a contribuir com o trabalho.

A premiação

Em sua quarta edição, o Prêmio Excelência em Competitividade – Destaque Boas Práticas, recebeu mais de 120 inscrições de diversos setores públicos do Brasil. Conforme previsto no edital, foram feitas duas avaliações. A primeira consistiu em verificar se as boas práticas inscritas atendiam aos pré-requisitos; já a segunda triagem foi feita com base nos critérios estabelecidos pelo edital. Além da categoria Destaque Boas Práticas, há também as categorias Destaque Crescimento e Destaque Internacional.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/39838/visualizar/