Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
GERAL
Quarta - 20 de Novembro de 2019 às 02:05
Por: Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


A presidente do Sindicato dos Investigadores de Polícia do Estado de Mato Grosso (Sinpol-MT), Edleusa Mesquita, participou, nesta segunda-feira (18), de uma reunião para tratar das novas regras para aposentadoria dos agentes de segurança em Mato Grosso. Em pauta, estratégias de convencimento do governo do estado para que não acate as novas regras estipuladas pela PEC Federal 6/2019 (Reforma da Previdência) relativas a aposentadoria especial para policiais civis, militares e agentes prisionais.

A reforma da previdência (nacional) impõe idade mínima 55 e transição e 100% para aposentadoria dos policiais civis. Além disso, acaba com a paridade e integralidade dos salários na aposentadoria para policiais que entram para PJC após 2013. Também define regras consideradas injustas para pensões em caso de morte natural e morte em serviço. Em Mato Grosso, os agentes de segurança pública querem convencer o governador Mauro Mendes a definir regras próprias para aposentadoria destes servidores.

“A transição nos obriga a trabalhar cerca de 8 anos a mais para que consigamos nos aposentar. Além disso, a PEC 06/2019 retira o direito da integralidade dos salários e da paridade nos reajustes quando estivermos aposentados, diferente do que definiu o governo federal em relação aos militares das forças armadas. Também sugere redução no valor das pensões em caso de morte natural. As famílias sofrem com a ausência dos seus policias, com os riscos diários e com a rotina pesada. Não é justo que em caso de morte sejam penalizadas com uma redução de até 50% dos rendimentos. Vamos propor ao governador que mantenha em Mato Grosso as regras atuais para aposentadoria dos agentes de segurança”, explicou Edleusa Mesquita.

O grupo deve se reunir com o governador Mauro Mendes ainda esta semana.

O encontro aconteceu na tarde desta segunda-feira (18), na sede da Associação Mato-grossense de Delegados de Polícia de Mato Grosso. Participaram da reunião a presidente e o vice-presidente do Sindicato de Investigadores de Polícia de Mato Grosso (Sinpol-MT), Edleuza Mesquita e Gláucio Castañon; o presidente do Sindicato dos Escrivães da Polícia Judiciária de Mato Grosso (Sindepojuc-MT), Davi Nogueira; a presidente do Sindicato do Sistema Penitenciário de Mato Grosso (Sindspen-MT), Jacira Maria da Costa; o presidente do Sindicato da Carreira dos Profissionais do Sistema Socioeducativo do Estado de Mato Grosso (Sindpss), Paulo César, e diversos profissionais das classes representadas, além dos deputados estadual Delegado Claudinei (PSL) e Elizeu Nascimento (DC).





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/40082/visualizar/