Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍCIA
Quinta - 19 de Dezembro de 2019 às 12:47
Por: Redação TA c/ PJC-MT

    Imprimir


Vereador de Várzea Grande, Jânio Calistro.
Vereador de Várzea Grande, Jânio Calistro.

Cinquenta e seis ordens judiciais, entre mandados de prisão e de busca e apreensão domiciliar são cumpridos na operação “Cleanup”, deflagrada na manhã desta quinta-feira (19.12), pela Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), da Polícia Judiciária Civil.

As ordens judiciais, sendo 23 mandados de prisão e 33 de busca e apreensão, foram expedidos pela 3ª Vara Criminal de Várzea Grande, com objetivo de combater a ação de traficantes que atuam principalmente no município. Entre os alvos, está um policial civil aposentado que atualmente é vereador de Várzea Grande, Jânio Calistro.

Segundo o delegado titular da DRE, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, as investigações iniciaram em virtude de uma denúncia anônima recebida pela DRE, a qual foi verificada a atuação de um extenso grupo de traficantes atuante na cidade de Várzea Grande.

O trabalho investigativo durou cerca de 70 dias e permitiu identificar diversas pessoas associadas para o tráfico, sendo realizadas as prisões em flagrante de 6 pessoas e apreensão de grande quantidade de drogas em posse dos presos.

Conforme o delegado Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, apesar de o vereador não ser membro do Comando Vermelho, ele está associado ao grupo que é liderado pela facção. “Em 71 dias de investigação, foram colhidos depoimentos e provas por ações operacionais e de inteligência. Nesse período fizemos ações com prisões em flagrantes de celulares, cadernos com anotações, além de mensagens e ligações que comprovam a associação”, disse.

Por isso, com todos os elementos, a DRE representou pelo pedido de prisão preventiva do vereador, que foi acatado pela Justiça. “Ele não é uma liderança na quadrilha, mas esse grupo é responsável por 90% do tráfico de drogas em Várzea Grande, agindo ainda em Rosário Oeste e Nobres”, destaca o delegado.

Investigações apontam ainda que, por se tratar de um policial aposentado, ele usou do conhecimento da rotina dos agentes de segurança para orientar a quadrilha. “Por conta da experiência, ele fazia orientações, como fazer o tráfico sem serem incomodados pela polícia, bem como a forma de vender as drogas, os período de transação e até mesmo plantões de vendas”.

Os traficantes vendiam maconha, cocaína e pasta base e tinham domínio de todas as regiões da cidade. Muitos já são conhecidos da DRE e alguns usam tornozeleira de monitoramento.

A ação contou com a participação da Diretoria Metropolitana (2ªDPCuiabá, DERRFVA, DHPP, Decon, DEDM e Derf, 1ªDP-VG, 2ªDP-VG, 3ªDP-VG e DEDMCI-VG), Diretoria de Atividades Especiais (GOE. GCCO, Polinter, Dema e Defaz), Corregedoria da Polícia Judiciária Civil, e Canil do Sistema Penitenciário, tendo em vista a grande quantidade de ordens judiciais a serem cumpridas na operação.

Nome da operação:

Cleanup traduzindo para o português significa Limpar/Limpeza, em alusão a limpeza da intensa criminalidade e violência em Várzea Grande.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/40267/visualizar/