Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Quarta - 20 de Janeiro de 2016 às 08:53
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 O número de bombas de fabricação caseira apreendidas no garimpo ilegal na Serra da Borda, em Pontes e Lacerda (480 km de Cuiabá), e os danos ambientais provocados pela exploração ilegal de ouro chamaram a atenção das forças policiais que retomaram a área nesta terça-feira (19). Em um único ponto, no meio da mata, provavelmente onde eram produzidas, foram recolhidas 14 unidades prontas para explodir o solo. Outras duas estavam em fase de preparação.

Na tarde desta terça-feira, policiais militares hastearam a Bandeira do Brasil no garimpo ilegal , em sinal de retomada da área. O ato ocorreu após a retirada dos últimos equipamentos usados na exploração garimpeira e a vistoria confirmou que não havia mais nenhum garimpeiro no local.

Entre os dias quatro e 16 deste mês, 35 garimpeiros foram presos em flagrante delito por exploração ilegal e danos ambientais. A PM também apreendeu sete geradores de energia, cinco detectores de metais, duas retroescavadeiras, entre outros equipamentos usados na atividade garimpeira.

A desocupação da área mobilizou mais de 400 policiais entre militares, civis, federais e equipes do Corpo de Bombeiros. Somente a Polícia Militar enviou para a região 170 homens do Bope, Cavalaria, Força Tática, Rotam, Ciopaer e do Batalhão Ambiental.

Força Nacional

De acordo com o coronel PM Alberto Neves, comandante regional em Pontes e Lacerda, nesta terça-feira os primeiros 30 homens da Força Nacional desembarcaram no município para atuar na vigilância da área e evitar novas invasões.

O grupo já começou a trabalhar no patrulhamento das rodovias e áreas do entorno do garimpo, em apoio à Polícia Rodoviária Federal(PRF), enquanto aguarda a chegada de 120 militares do Exército Brasileiro, prevista para a manhã desta quarta-feira(20).

Ainda nesta quarta-feira, explica coronel Alberto, a vigilância da ‘Serra da Borda’ passa a ser responsabilidade da Força Nacional e do Exército. A Polícia Militar fará a transferência simbólica em um ato no garimpo, porém, continuará apoiando as forças federais na segurança.

Essa é a segunda vez que a polícia desocupa a mesma área. Na primeira invasão, em novembro, a ‘Serra da Borda’ chegou a ter 7 mil garimpeiros explorando ilegalmente a área. Dessa última, a estimativa era de que havia 2 mil homens, só que com poder maior de exploração com utilização de máquinas e equipamentos pesados.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/4035/visualizar/