Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Sexta - 08 de Maio de 2020 às 23:14
Por: Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


Na manhã da última quinta-feira (7), o município de Nova Ubiratã (MT), recebeu a nova Delegacia da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJC-MT) que contou com a parceria da prefeitura municipal que doou o terreno e o Ministério Público Estadual por meio do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

O investimento para a construção do prédio foi de R$ 630 mil e, também, contou com o apoio do Conselho de Segurança Comunitária (Conseg) de Nova Ubiratã, de representantes dos sindicatos de produtores rurais e comércio para finalizar o acabamento da obra e aquisição de uma parte do mobiliário.

Viatura

Devido a extensão territorial de Nova Ubiratã, a PJC só conta com uma camionete. De acordo com o delegado da PJC de Nova Ubiratã, Nilson André Farias de Oliveira, a nova sede atenderá seis distritos e dois assentamentos da região. “Uma das necessidades que temos é conseguirmos mais uma camionete, pois só tem uma disponível. Nova Ubiratã tem uma extensão territorial que é quase o dobro do território de Sorriso”, explica.

O prefeito de Nova Ubiratã, Valdenir José dos Santos, reforça a necessidade de viatura para a delegacia. “A gente precisa, pois o município é muito grande. Tem muita área de plantio. Precisamos do suporte nas fazendas, principalmente devido o roubo de defensivos agrícolas na região e assentamentos. O recurso do Estado foi zero. Agora é hora do governo, encaminhar um dinheiro para dar uma melhorada”, conta o gestor municipal.

Indicação

O deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) desde o ano passado acompanha a situação da segurança pública de Nova Ubiratã. Tanto que apresentou a indicação de n.º 4.844/2019 para a Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT) para a aquisição de móveis, computadores e impressora.

Em sessão extraordinária nesta sexta-feira (8), o parlamentar expôs a sua indignação devido a nova delegacia não ter contado com o apoio do governo de Mato Grosso, principalmente pela falta de apoio para os devidos mobiliários e equipamentos que atenderia o trabalho dos servidores públicos da instituição.

“Mais uma delegacia do estado de Mato Grosso que foi construída devido o apoio de vários segmentos da sociedade. Enquanto o governador patina em investimentos e não tem muito interesse em investir na PJC na construção de delegacias, restauração de novos prédios para atender a população e para que os servidores trabalhem de forma tranquila e possam atender bem a população. Ainda bem que temos estes segmentos que estão aí, ajudando a polícia civil e as delegacias de Mato Grosso”, revolta Claudinei.

Sistema de Segurança

Valdenir conta que é preciso também que a delegacia tenha um sistema de segurança. “Queremos colocar ainda um sistema de segurança na delegacia para o monitoramento. Por enquanto, em parceria, a prefeitura vai colocar um guarda para cuidar à noite”, comenta o prefeito.

Em relação a estrutura física, o delegado Nilson conta que a nova sede é boa e ampla. “São quatro celas, parlatório de reconhecimento de presos, alojamentos e várias salas. A delegacia antiga era insalubre e muito velha. Agora, temos uma estrutura melhor para atender a população”, comenta.

Na solenidade, também marcaram presença os secretários municipais, vereadores de Nova Ubiratã, o comandante do 2° Pelotão da Polícia Militar de Nova Ubiratã, Tenente Ítalo Portes, representantes da Promotoria de Justiça de Nova Ubiratã, Gean Carlos Ferreira da Silva que é presidente do Conselho Municipal de Segurança, Delegado Geral da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJC-MT), Mário Dermeval de Resende, delegados da PJC - André Ribeiro, Arnon Osny Mendes e Douglas Tiribio.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/41145/visualizar/