Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Segunda - 11 de Janeiro de 2016 às 11:05
Por: Redação TA c/ Assessoria PM/MT

    Imprimir


A Polícia Militar de Mato Grosso, por meio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), foi referência no Brasil no quesito capacitação técnica e operacional, ao longo de 2015. Foram 79 policiais militares de 18 estados, além de 32 de Mato Grosso, capacitados pelos operadores do Bope.

Os policiais do batalhão também instruíram agentes de outras instituições de segurança pública, como Polícia Federal (18), Polícia Rodoviária Federal (03), Corpo de Bombeiros (01), Polícia Judiciária Civil (01) e Exército Brasileiro (01). De acordo com o comandante-geral da PM, coronel Zaqueu Barbosa, tais treinamentos demonstraram o compromisso institucional em prol da integração regional e nacional da segurança pública.

Para o coronel, esses cursos oferecidos às demais frentes de segurança, também “foram frutos do empenho, dedicação, técnica e profissionalismo presentes nos policiais, que dão o melhor de si pela instituição Polícia Militar e do investimento feito pelo Governo do Estado”. Em 2015, foram mais de R$ 77 mil investidos em equipamentos de proteção individual, além da aquisição de quatro viaturas L-200, oito fuzis e munições de diversos calibres.

Esse trabalho de intercâmbio técnico, segundo o comandante do Bope, tenente-coronel José Nildo Silva de Oliveira, “é uma maneira bastante interessante e importante para a troca de experiência e conhecimento de todos aqueles que participam, seja como instrutor, seja como aluno. Tudo é um aprendizado em que todos acabam melhorando e ampliando seus conhecimentos técnicos e também humanos”.

Ao todo, foram 10 cursos ministrados pela unidade. Dentre eles, estiveram: Ações Táticas Especiais (Cate), Patrulhamento Rural (Cpar), Táticas Policiais Avançadas (CTPA) e Cinotecnia Policial (CCP).

Além da capacitação técnica, o Bope também foi referência em palestras motivacionais, voltadas para as áreas de marketing, gestão pública e gerenciamento de crises. Dentre elas: ‘Arte da Guerra’, ‘Estratégias’ e ‘Boas Práticas de Gestão Pública’.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/4132/visualizar/