Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Sábado - 22 de Agosto de 2020 às 23:49
Por: Redação TA c/ Sesp-MT

    Imprimir


 Foto: Tchélo Figueiredo - SECOM/MT
Foto: Tchélo Figueiredo - SECOM/MT

A Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária (SAAP) doou, nesta sexta-feira (21.08), um Veículo Aéreo não Tripulável (Drone) para incrementar as ações do Batalhão da Polícia Militar de Proteção Ambiental. A doação foi feita por meio da direção da Penitenciária Major PM Eldo Sá Corrêa (Mata Grande), de Rondonópolis (215 km ao Sul de Cuiabá), que somente nos últimos dois anos já apreendeu 25 drones.

Os equipamentos apreendidos são oriundos das tentativas de destinar objetos ilícitos, a exemplo de drogas e celulares, para dentro da unidade penal. Segundo o diretor da penitenciária, Ailton Ferreira, uma linha de pesca é amarrada no drone junto com os materiais ilícitos, mas na maioria dos casos, os servidores conseguem impedir o êxito da ação criminosa.

“Nossos servidores atuam diuturnamente para impedir a entrada de objetos ilícitos dentro da unidade. Esta não é a primeira doação de drones que realizamos. Na semana passada entregamos uma unidade para o Gaeco de Rondonópolis e nos próximos dias faremos outras duas doações”, destacou.

O comandante do Batalhão da Polícia Militar de Proteção Ambiental, Fagner Augusto do Nascimento, ressaltou que o drone já é um equipamento utilizado pela corporação, mas que o incremento veio em uma boa hora.

“Atuamos na repressão aos crimes ambientais e o equipamento serve principalmente para a atuação na repressão aos crimes de desmatamento, pescas depredatórias, dentre outros. Em muitos casos, nossos profissionais têm acesso restrito a uma região, até pela dificuldade da nossa atuação, então o drone tem um alcance mais técnico”, enfatiza.

A solenidade de entrega foi realizada no final da tarde desta sexta-feira, na unidade que fica no interior do Parque Mãe Bonifácia.

“Esta doação é a demonstração que as forças de segurança somam esforços com outras unidades visando um trabalho conjunto e harmônico entre os órgãos que compõem o sistema de segurança pública”, enfatizou o secretário de Administração Penitenciária, Emanoel Flores.

Além do drone, foram doados também carregador e bateria. A capacidade de voo do equipamento é de até 20 minutos.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/41910/visualizar/